A Associação dos Auditores Fiscais da Paraíba (Afrafep) divulgou terça-feira (27) a lista dos vencedores do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal 2024. A premiação é realizada em conjunto com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), a Loteria do Estado da Paraíba (LOTEP), a Escola de Administração Tributária da Paraíba (ESAT) e o Sindicato dos Auditores Fiscais da Paraíba (SINDIFISCO-PB). O prêmio foi dividido em quatro categorias: Escolas, Instituições, Profissionais da Imprensa e Tecnologia.
Na categoria Escolas, os premiados foram:
Escola Cidadã Integral Técnica Otávia Silveira, coordenada por Suênio Anderson Feliciano da Silva Alves, com o projeto “Uso de Plataformas de Inteligência Artificial Como Instrumento Para Disseminação da Educação Fiscal”.
Escola Cidadã Integral Técnica de Itabaiana Dr. Antônio Batista Santiago, coordenada por Érika de Fátima Pereira de Lacerda, com o projeto “Cidadania Fiscal e a Função Social dos Tributos”.
Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho, coordenada por Manoel Messias da Silva, com o projeto “Educação Fiscal: Meu Imposto Rende Nosso Compromisso”.
Na categoria Instituições, os vencedores foram:
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenada por Geovânia da Silva Toscano, com o projeto “De Onde Vem e Para Onde Vai? Entendendo e Participando da Jornada dos Tributos”.
Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), coordenado por Ruan Vitor de Lacerda Ferreira, com o projeto “Descomplicando Cupons”.
Na categoria Profissionais da Imprensa, os escolhidos foram:
Lukas Santiago e Marcos Thomaz, da rádio Tabajara, com a matéria “CPF na Nota: O Que Eu Ganho Com Isso?”.
Iara Alves dos Santos, do G1 Paraíba / TV Cabo Branco, com a matéria “Projeto de Alunos de Escola Pública Conscientiza
Contra a Sonegação Fiscal com Vídeos e Jogos nas Redes Sociais”.
Na categoria Tecnologia, a vencedora foi:
Cinthia Gonçalves Irineu, com o projeto “Cida na Trilha da Consciência Social”.
“A nossa premiação reconhece o esforço de todos os envolvidos na promoção da consciência fiscal. É uma forma de valorizarmos iniciativas que impactam diretamente a sociedade, tornando-a mais informada e participativa no que diz respeito à função social dos tributos”, declarou a presidente da Afrafep, Elaine de Carvalho.