Twitter Facebook

Siga Cândido Nóbrega

01 NOV
22h53

Empresa Santa Maria realiza campanha de prevenção a acidentes


A empresa de ônibus Santa Maria encerrou a sua I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) com duas animadas palestras sobre Ginástica Laboral e Ergonomia proferidas pelo fisioterapeuta Luís Carlos Bruno, do SEST/SENAT, e o educador física da Santa Maria, Francisco Leonardo Júnior. Na ocasião, através de um vídeo bem humorado e, depois, por meio de uma apresentação prática, o público da SIPAT, formado basicamente por motoristas, cobradores e fiscais, aprendeu diversos alongamentos e aquecimentos para prevenir as dores musculares advindas de posturas no trabalho. A diretora da Santa Maria, Larissa Nascimento, acompanhou as apresentações.

A primeira palestra foi a do fisioterapeuta Luís Carlos Bruno, do SEST/SENAT. Com o apoio pedagógico de um filme que explicava o que causava as dores nas costas das pessoas, o fisioterapeuta chamou a atenção para a necessidade de fortalecimento da musculatura da região lombar para proteger a coluna vertebral. “Passamos muito tempo sentados. Dizem que evoluímos do Homo Erectus para o Homo Sentadus”, iniciou Luís brincando com o público. “Nossa coluna precisa de movimentação e isso nós fazemos com atividade física. A natação e a musculação são ótimas aliadas, mas é preciso tomar cuidado para não exagerar na musculação”, continuou.

Em seguida, Luís apresentou aos motoristas, cobradores e fiscais alguns alongamentos que eles podem fazer antes de iniciar suas atividades cotidianas. Ele também aconselhou o público presente a ter uma postura correta em seu ambiente de trabalho. “Aqueles protetores de bolinhas que a maioria usa é muito bom para massagear a coluna, mas para postura não ajuda muito não”, frisou o fisioterapeuta, lembrando que o importante de tudo isso é ter consciência de seu corpo, saber os seus limites e prepará-lo para a velhice.

Para encerrar o dia, o educador físico Francisco Leonardo Júnior animou o público com uma série de exercícios de aquecimento. Antes disso, porém, ele reforçou as dicas do fisioterapeuta sobre os alongamentos. “Precisamos preparar nossa musculatura para o dia de trabalho que nos espera. Os atletas fazem isso, porque a gente não faz? temos que fazer também”, alertou Leonardo, mostrando alguns movimentos e os apoios dentro dos próprios ônibus que podem ser utilizados. Depois, com a ajuda de uma animada música, ele fez o público se levantar das cadeiras e aquecer seus corpos com uma série de exercícios.

Ao final ainda teve o sorteio de camisas da I SIPAT da Santa Maria, canecas, caixas de chocolate e o público se confraternizou em torno de um coffe break.  Larissa Nascimento agradeceu a presença de todos e pediu que os ensinamentos ali proferidos fossem levados para suas vidas pessoal e profissional. “Quero agradecer a presença de vocês e dizer também que ficamos muito satisfeitos porque durante esses três dias o auditório esteve sempre cheio. Esse evento é importante para a aquisição de conhecimentos que podem ser utilizados no dia a dia de vocês. Nós sempre dizemos que a diretoria sempre está na retaguarda. A cara da empresa são vocês, que lidam diretamente com o nosso público”, disse a dirigente, finalizando sua fala com uma pergunta. “Então, quero saber de vocês: podemos contar com vocês para ser a empresa referência no setor de transporte coletivo?”, questionou Larissa tendo como resposta um alto e claro “sim”.

Para o cobrador Jean Cláudio da Silva, apoiar a empresa fica fácil quando ela tem preocupação com seu corpo operacional. “Foram dias maravilhosos esses da SIPAT. Realmente a empresa se preocupa em melhorar o nosso dia a dia e isso nos deixa felizes. Ficamos muito satisfeitos com as palestras, por exemplo, porque no dia a dia estamos muito focados no trabalho e esquecemos de cuidar de nós mesmos, de nossa saúde. A empresa, nesse caso, sempre nos lembra disso”, disse o cobrador.

Outras atividades

Na quinta-feira pela manhã, o enfermeiro do trabalho, Antônio Gomes, da Unitrans, proferiu uma palestra sobre a importância da prevenção das DST/Aids. Ao todo, foram três dias de palestras com o objetivo de repassar aos operadores do setor de transporte coletivo urbano de João Pessoa informações para a melhoria de seu bem estar físico e mental, bem como da segurança e da educação no trânsito. No primeiro dia, foi destinado para a Educação e Segurança no Trânsito pelo Detran. Já na terça-feira, as atividades foram focadas nos conhecimentos de Primeiros Socorros pelo Corpo de Bombeiros.

Postado às 22h, por Cândido Nóbrega


Seu comentário agora é social. Você precisa estar conectado no Facebook para postar seus comentários.

"Este blog não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço pelos leitores e destacamos que os IPs de origem dos comentários ficam disponíveis para eventuais demandas jurídicas ou policiais".