Twitter Facebook

Siga Cândido Nóbrega

01 DEZ
18h53

Prefeitura de Manaíra encerra ações alusivas a Campanha Novembro Azul


Prefeitura de Manaíra encerra ações alusivas a Campanha Novembro Azul
A Prefeitura Municipal de Manaíra, no Alto Sertão do Estado, encerrou esta semana as ações alusivas  a Campanha de Prevenção do Câncer de Próstata, conhecida nacionalmente como Novembro Azul. O encerramento aconteceu nas dependências do Centro Municipal de Saúde.
 
O prefeito municipal Manoel Bezerra Rabêlo(Nel), ausente por motivos superiores, foi representado pela enfermeira Elaneide Lacerda de Farias, atual Secretária da Saúde, que também contribuiu com palestra de reforço das informações repassadas pelos outros profissionais de saúde.
 
A solenidade contou ainda com toda a equipe multidisciplinar de saúde que trabalha no CMS e nos PSF’s participando, ajudando e acompanhando de perto o desenvolvimento dos trabalhos de encerramento da campanha, fato esse que mostra o empenho, o engajamento e a dedicação com que vem sendo tratadas por esses profissionais as questões que envolvem a qualidade de vida e o cuidado com a saúde das pessoas carentes  e, nesse caso específico, das ações de prevenção e combate a incidência de câncer de próstata.
 
A palestra de encerramento foi proferida pelo médico Diego Ramalho, o qual falou da importância que deve se ter com a saúde como método de prevenção da doença logo no início da idade adulta, ensinando  que isso deve ser intensificado logo após os 40 anos de idade, época em que o câncer de próstata passa a acometer em potencial um maior número de homens enquadrados nessa última faixa etária.
 
Ele também falou sobre a predisposição genética e os hábitos alimentares não saudáveis, a exemplo do consumo de refrigerantes e de gordura que gera a obesidade, também os comportamentais, como o sedentarismo, além da idade avançada, e dos fatores de risco que contribuem para uma maior incidência de câncer de próstata na população masculina.
 
Logo após o seu depoimento, foram feitos testes rápidos de sangue para pesquisa de PSA(sigla inglesa que designa o “Antígeno Prostático Específico”, substância produzida unicamente pela próstata e que serve como divisor de águas para detectação precoce da doença), além de exames de medição da pressão arterial e repassadas orientações de como se fazer o exame de toque da próstata.
 
Depois foi servido um lanche a todos os presentes e encerrada a campanha com o sorteio de brindes e distribuição de kits. Entretanto, segundo informou Fernanda Tavares, Diretora do Centro Municipal de Saúde, para a reportagem da Assessoria de Comunicação do Município(ASCOM), “as ações educativas trabalhadas sempre tiveram o intuito de formar multiplicadores das informações repassadas pela equipe de profissionais de saúde fora do ambiente hospitalar”, concluiu ela.

Postado às 18h, por Cândido Nóbrega


Seu comentário agora é social. Você precisa estar conectado no Facebook para postar seus comentários.

"Este blog não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço pelos leitores e destacamos que os IPs de origem dos comentários ficam disponíveis para eventuais demandas jurídicas ou policiais".