Twitter Facebook

Siga Cândido Nóbrega

12 JAN
17h13

Maternidade de Patos realiza primeira cirurgia pediátrica de sua história


Maternidade de Patos realiza primeira cirurgia pediátrica de sua história
Um recém-nascido, filho da Sra. Aparecida Lima, que está sob os cuidados da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, e que precisava colocar um traqueostomo e passar por uma gastrotomia, pôde fazer os procedimentos sem ter que ser transferido para João Pessoa. Isto porque, ontem, os procedimentos foram feitos na unidade, de forma pioneira, já que essa foi a primeira cirurgia pediátrica realizada pela unidade, desde sua fundação, em 1971. A Maternidade de Patos integra a rede estadual de saúde.
 
De acordo com o diretor geral da Maternidade, pediatra Umberto Marinho Júnior, a partir de agora, a unidade está apta a realizar esse tipo de procedimento. “A cada dia a unidade tem avançado no sentido de dar todo o suporte necessário aos recém-nascidos e a realização desta primeira cirurgia pediátrica é um destes avanços”, destaca o médico, que é o primeiro pediatra a dirigir a Maternidade.
 
Ainda segundo Dr. Umberto, o procedimento era necessário porque a criança não podia continuar entubada por muito tempo e precisava ter preservadas suas vias áreas. Já a gastrotomia era necessária porque a criança não tinha a capacidade de se alimentar sozinha e com a sonda que foi implantada no seu estômago esse processo passou a ser realizado, favorecendo a qualidade de vida do lactente.
 
A cirurgia foi feita no Centro Cirúrgico da unidade,  pelo cirurgião pediátrico Roberto Menezes, com apoio da  pediatra auxiliar Vandezita Mazzaro, com aporte do anestesia Távio Leal e da enfermeira Allana Azevedo.

Postado às 17h, por Cândido Nóbrega


Seu comentário agora é social. Você precisa estar conectado no Facebook para postar seus comentários.

"Este blog não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço pelos leitores e destacamos que os IPs de origem dos comentários ficam disponíveis para eventuais demandas jurídicas ou policiais".