Twitter Facebook

Siga Cândido Nóbrega

14 MAR
10h38

Prefeitura de Manaíra inicia força tarefa contra as Arboviroses


Prefeitura de Manaíra inicia força tarefa contra as Arboviroses
A Prefeitura Municipal de Manaíra, no Alto Sertão do Estado,  por meio  da Secretaria Municipal de Saúde(SMS), iniciou o Programa   “Mutirão Itinerante da Saúde em Combate ao Mosquito Aeds Aegypti”, transmissor do vírus causador da Dengue, Zika e Chincungunya.
 
O evento,  que aconteceu neste final de semana,  foi o  primeiro dos muitos mutirões itinerantes que ainda acontecerão e teve o total apoio da prefeitura municipal, na pessoa do prefeito Manoel Bezerra Rabêlo(NEL), além de contar com a participação e de todo o pessoal da Secretaria de Infraestrutura do município(SMI).
 
O ponto de concentração foi em frente ao prédio as SMS, de onde toda a equipe de profissionais municipais da saúde, em companhia dos Agentes de Endemias(ACS”s)  e todo o pessoal envolvido no projeto, saíram a percorrer as principais ruas da cidade, contando inclusive com o apoio de um carro de som. Terrenos baldios, área utilizadas por populares como depósito de lixo e material descartado que podem ter potencial para possíveis habitats e criadouros do mosquito foram visitados e limpos nessa primeira etapa do Programa.
 
Entre as ações educativas, informativas e preventivas de saúde executadas, pode-se destacar a distribuição de panfletos, folders e cartilhas contendo material informativo, bem como a realização de coleta de lixo e destruição de possíveis criadouros localizados em terrenos baldios.
 
Segundo informou a atual Secretária Municipal de Saúde, enfermeira Elaneide Lacerda de Farias, a participação do pessoal da SMI é de fundamental importância, uma vez que esses possuem conhecimento de campo, sabendo assim localizar as áreas com possíveis focos do mosquito e manipular com segurança a coleta de materiais descartados pela população em terrenos baldios utilizados como depósitos clandestinos de lixo e que vem por isso sendo usados pelo mosquito como local de reprodução, a exemplo de pneus velhos, garrafas, latas, vasos, entre outros. Ela informou inclusive que “o programa “Mutirão Itinerante da Saúde em Combate ao Mosquito Aeds Aegypti”, obedecerá a um cronograma pré-determinado pela Secretaria de Saúde do Município e acontecerá todas as sextas-feiras””, concluiu a Secretária.
 

Postado às 10h, por Cândido Nóbrega


Seu comentário agora é social. Você precisa estar conectado no Facebook para postar seus comentários.

"Este blog não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço pelos leitores e destacamos que os IPs de origem dos comentários ficam disponíveis para eventuais demandas jurídicas ou policiais".