Twitter Facebook

Siga Cândido Nóbrega

10 ABR
17h35

Núcleo da Defensoria Pública em Sousa deve atender mil pessoas por mês


Núcleo da Defensoria Pública em Sousa deve atender mil pessoas por mês

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPPB) entregou à população mais um núcleo de atendimento fora de fóruns. Dessa vez, no município de Sousa, localizado no Alto Sertão. A solenidade de inauguração ocorreu no último dia 5, reunindo autoridades, representantes da categoria, servidores da instituição e comunidade. A expectativa é que, em média, 250 pessoas sejam assistidas por semana no novo espaço.

Durante a inauguração, a defensoria pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, destacou o papel da instituição, a importância dos investimentos que têm sido feitos em sua gestão para melhoria da infraestrutura da DPPB e agradeceu o empenho dos defensores no dia a dia.

“Os investimentos que fizemos proporcionam melhores condições de trabalho para os defensores públicos, bem como um ambiente apropriado para o atendimento ao nosso público-alvo, que são os cidadãos menos favorecidos socialmente. Com essas melhorias, agora os assistidos pela Defensoria Pública serão recebidos e atendidos de forma mais humanizada”, declarou.

A solenidade contou com participação da Banda de Música 13 de Maio, além de uma bênção apostólica feita pelo padre Cláudio Praxedes da Nóbrega, da Paróquia do Bom Jesus Aparecido.

Funcionamento

Localizado no bairro Jardins, o Núcleo de Atendimento também vai assistir a população de oito municípios que são termos da Comarca de Sousa: São José da Lagoa Tapada, Nazarezinho, Marizópolis, Lastro, Vieirópolis, Santa Cruz, São Francisco e Aparecida.

O espaço vai funcionar de segunda a sexta-feira num prédio amplo, estruturado com sala de espera, salas para atendimento individualizado, sala de reuniões e copa. Bem localizado e de fácil acesso, está situado próximo à rodoviária e aos fóruns locais.

Este foi o quinto núcleo inaugurado na atual gestão da DPPB. Em pouco mais de um ano de gestão, já foram entregues à comunidade as unidades de João Pessoa (sede), Cabedelo, Campina Grande e Patos, dentro da proposta de interiorização de ações da instituição.

Importância

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atendimento de Sousa, Remédios Mendes, a defensora pública-geral Madalena Abrantes sempre foi sensível às causas do município localizado no Alto Sertão Paraibano, e esse sentimento se concretiza com essa nova realização da DPPB. Em seu pronunciamento, Remédios Mendes também comentou da satisfação em fazer parte da Defensoria Pública.

“Sempre lutei em defesa do bem, da verdade e da justiça. Minha grande satisfação é defensorar e ser sensível à causa dos pequenos”, afirmou, destacando ainda a importância dos defensores públicos pioneiros na cidade.

Também coordenador do Núcleo de Sousa, o defensor público Antônio Nery de Luna Freire, comentou sobre a expectativa em relação às atividades no novo ambiente. “Antes, o atendimento era feito no fórum, sem instalações, sem uma estrutura propícia. Aqui é diferente: agora temos um núcleo moderno e bem aparelhado. Temos uma perspectiva de que esse atendimento, pelo menos, dobre. Nós temos uma média de 20 a 30 atendimentos por dia e queremos crer que esse atendimento vai dobrar ou triplicar, comentou.

Também presente à solenidade, a defensora pública Ângela Abrantes, que representou o Conselho Superior da Defensoria Pública no evento, fez questão de externar a importância do novo núcleo para a sociedade. “Estamos muito satisfeitos com essa aquisição. O pobre hoje tem dignidade. Tenho muito orgulho de ser defensora pública. Somos nós que defendemos a sociedade e temos a prerrogativa do contraditório”, declarou.

 

Postado às 17h, por Cândido Nóbrega


Seu comentário agora é social. Você precisa estar conectado no Facebook para postar seus comentários.

"Este blog não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço pelos leitores e destacamos que os IPs de origem dos comentários ficam disponíveis para eventuais demandas jurídicas ou policiais".