Twitter Facebook

Siga Cândido Nóbrega

01 DEZ
16h35

Executivo da Fenabrave defende a educação como elemento essencial da promoção humana


Executivo da Fenabrave defende a educação como elemento essencial da promoção humana

Em discurso proferido durante a solenidade de entrega de diplomas a 74 Mestres em Educação pela Florida Christian University (EUA), simultânea ao IV Congresso Mundial Sobre Educação Global, Desenvolvimento Humano e Gestão da Inovação (Intereducation), o executivo da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Ricardo de Oliveira Lima, destacou a relevância da educação na evolução da humanidade.

O curso de mestrado internacional da universidade americana, Florida Christian University (FCU), integra uma pós-graduação promovida pela Faculdade de Ensino Superior do Nordeste (Unifuturo) em território brasileiro. Ele também destacou a parceria entre as três instituições, para quem a troca de expertises e a internacionalização de carreiras evidenciam o quanto se pode alcançar quando existe soma de esforços.

Representando o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, Ricardo Lima acompanhou a apresentação de trabalhos científicos dos estudantes e pesquisadores, dos cursos de graduação da Unifuturo e do PEsF.

Musculatura acadêmica e científica

Segundo ele, não há como negar o fortalecimento da “musculatura acadêmica e científica do Brasil, absorvendo conhecimento e informações, e gerando novas e importantes oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional e de qualidade de vida dos brasileiros”.

De acordo com o representante da Fenabrave, com a educação, é possível adquirir conhecimentos que levam à ultrapassagem de barreiras e obstáculos para se alcançar sonhos idealizados. “É também pelo conhecimento e pela educação que atingimos o consenso durante conflitos, sobrepondo os interesses coletivos aos individuais”, pontuou.

Ricardo destacou ainda que a temática do congresso, subordinada à temática Meios Adequados à Solução de Conflitos levou ao conhecimento dos participantes a importância do ato de transformar pessoas. “Nossa cidadania ganha força global e saímos do evento contaminados pela ânsia do saber e pelo claro objetivo de sermos melhores como seres humanos”, frisou.

Essa melhora é o que a Fenabrave, segundo o empresário, por meio de sua universidade corporativa e de outros projetos educacionais, tem procurado fazer junto ao setor de distribuição de veículos, não apenas no Brasil, como também em vários países da América Latina.

Ele lembrou que o Brasil passou pela pior crise econômica da história, nos últimos anos, e que a mesma afetou os resultados do setor automotivo. “Portanto, não havia outra saída para a crise, senão ajustar as estruturas das concessionárias, capacitando mais e melhor suas equipes para que pudessem aumentar sua produtividade, impulsionando suas carreiras”, esclareceu.

Investimento em educação

O executivo disse que, para enfrentar a crise, a entidade investiu em educação, por meio de cursos e mesas redondas da Universidade WEB Fenabrave, contemplando mais de 60 mil colaboradores de concessionárias. “Levamos presencialmente a formação educacional aos profissionais dos principais Estados brasileiros, por meio dos chamados encontros Fenacodiv de vendedores, gestores e consultores”, assegurou, acrescentando que, nos últimos três anos, “realizamos 54 eventos e ajudamos a arrecadar mais de 11 toneladas de alimentos que foram doados a instituições assistenciais de cada localidade onde os encontros foram realizados”.

Para Ricardo, é preciso não apenas promover o desenvolvimento humano, por meio do conhecimento, como também é primordial realizar uma gestão adequada da inovação que está presente em todos os setores e em todos os negócios.

“Uma inovação que, por vezes, gera conflitos e incertezas, mas que devemos absolver com sabedoria, disciplina e espírito visionário e empreendedor”, alertou, para justificar os projetos educacionais da Fenabrave que estão em fase de inovação e deverão, a partir de 2019, apresentar um novo conceito, ainda mais abrangente e voltado para os propósitos e desafios que o setor de distribuição de veículos terá pela frente.

Finalizando, disse que o futuro não espera que as pessoas se adaptem a ele. “É preciso, sempre, que estejamos um passo à frente. Por isso, a Fenabrave participou dos eventos para definir, hoje, os passos do nosso amanhã, promovendo e buscando o desenvolvimento humano e a melhor gestão da inovação, sempre focados na educação voltada para a paz e para o gerenciamento de conflitos”, concluiu.

Ideias de estadista

Outro diretor da Fenabrave - Valdner Papa – considerou o momento muito especial pelas histórias de vidas belíssimas demonstradas, de dura jornada com dedicação e realização de sonhos, numa nova etapa nas vidas dos formandos, fruto de fé e perseverança e viu no Reitor da Unifuturo Ricardo Monteiro ideias de estadista quando fala em educação.

 

Postado às 16h, por Cândido Nóbrega


Seu comentário agora é social. Você precisa estar conectado no Facebook para postar seus comentários.

"Este blog não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço pelos leitores e destacamos que os IPs de origem dos comentários ficam disponíveis para eventuais demandas jurídicas ou policiais".