Twitter Facebook

Siga Cândido Nóbrega

05 DEZ
21h47

Campanha de doação de sangue mobiliza HUAC e estudantes de medicina da UFCG


Campanha de doação de sangue mobiliza   HUAC e estudantes de medicina da UFCG
Na próxima terça-feira (11), o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, vai abrigar uma campanha de doação de sangue. A ação será realizada das 8h às 15h, em uma sala do Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino (Caese), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue, atrair mais doadores e ampliar o estoque do Hemocentro Regional de Campina Grande.
 
A iniciativa, coordenada no hospital pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e Gerência de Atenção à Saúde (GAS), será executada pelo Hemocentro Regional de Campina Grande com o apoio de estudantes do curso de Medicina da UFCG. A expectativa é que 60 alunos participem da ação, capitaneados pela Associação Acadêmica Atlética Arretada – Medicina, que já está divulgando a iniciativa nas redes sociais.
 
“Promovemos o desporto, atividades de integração social e, além do esporte, fazemos ações de responsabilidade social. Quando estávamos pensando de que forma contribuir com a sociedade, lembramos que Campina Grande não tem estoque de sangue disponível, muitas vezes precisando do apoio de bancos de sangue de outras cidades. Como somos estudantes da área da saúde, imaginamos que seria ótimo contribuir com essa causa, mobilizando a comunidade a doar sangue”, afirmou a estudante Ana Beatriz Sá, integrante da Arretada.
 
Todo o trabalho de coleta de sangue será feito pela equipe do Hemocentro. “Para isso, a gente vai fornecer o aparato necessário, como também os profissionais que realizam o trabalho, pois o doador passa por uma avaliação médica, em que será identificado se naquele dia e naquele momento ele está apto a doar. O HU está disponibilizando o espaço físico e alguns materiais para que a gente possa executar a ação com sucesso, além de contribuir na divulgação e mobilização da comunidade”, explicou Adnalva Barbosa Martins, assistente social do Hemocentro Regional de Campina Grande.  
 
REQUISITOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE
 
(Fonte: Ministério da Saúde)
 
·         Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
 
·         Pesar no mínimo 50 kg;
 
·   Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
 
·         Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
 
·         Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional emitida por classe);
 
·     Para os menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos;
 
·         A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
 
Angélica Lúcio 
Jornalista | HUAC
Tel: (83)  98881-8992
 
Hospital Universitário Alcides Carneiro 
Ebserh - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares 
 

 

Postado às 21h, por Cândido Nóbrega


Seu comentário agora é social. Você precisa estar conectado no Facebook para postar seus comentários.

"Este blog não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço pelos leitores e destacamos que os IPs de origem dos comentários ficam disponíveis para eventuais demandas jurídicas ou policiais".