Twitter Facebook

Siga Cândido Nóbrega

17 MAI
19h26

Oficina sobre Consórcio Público é realizada em Alhandra


Com o objetivo de desenvolver políticas públicas voltadas para a implantação do sistema de destinação dos resíduos sólidos na região sul da Paraíba, o Governo do Estado, com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos de Alhandra, realizou uma Oficina de Formação de Consórcio Público. O evento aconteceu no Centro de Treinamento da Secretaria de Educação e contou com a participação de autoridades e cidadãos interessados no assunto. Representantes das cidades de Pitimbu, Caaporã e Rio Tinto compareceram ao encontro. O prefeito Marcelo Rodrigues prestigiou a oficina

Na ocasião, o prefeito de Alhandra falou do trabalho realizado no município quanto à correta destinação dos resíduos sólidos e a importância da realização de uma Oficina de Formação de Consórcio Público. “Todo o lixo de Alhandra é conduzido, desde o início da atual gestão, para o Aterro Sanitário Metropolitano de João Pessoa, localizado em Gramame. Antes, era despejado, sem nenhum cuidado, na zona rural do município”, disse Marcelo. Ainda segundo o gestor, Alhandra vai seguir as diretrizes das leis federais de plano de saneamento e destinação de resíduos sólidos. “Nós já estamos nas datas limites para implantação nos municípios de todo o país, e essa oficina vem para nos orientar e juntar forças, com a participação de outros municípios, para a implantação dos planos dentro da legislação vigente”, completou o prefeito.

Durante toda a manhã, os participantes assistiram uma palestra sobre a Implantação do Consórcio Público para Gestão de Resíduos Sólidos, ministrada pela assessora técnica da Serhmact, Vanessa Fernandes. Através de slides, vídeos e dinâmicas em grupo, Vanessa explicou e orientou os presentes quanto a implantação e o cumprimento das exigências da Lei Federal que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, através do Consórcio Público. “Os pequenos municípios, muitas vezes, sentem dificuldade de implantar políticas públicas devido aos recursos financeiros que são baixos, por isso, vamos orientar quanto a implantação do consórcio e a participação dos municípios de forma conjunta”, disse Vanessa.

O secretário adjunto de Serviços Urbanos, Flávio Souza, ressaltou a importância da Consórcio entre as cidades da região do litoral sul paraibano. “Temos o compromisso e iremos implantar a Política de Resíduos Sólidos no município até o final deste ano e pretendemos realizar isso através de uma parceria com as demais cidades da região, esse evento veio para orientar os gestores quanto o benefício da implantação do Consórcio”, disse Flávio.

 Além do prefeito Marcelo e do secretário adjunto, Flávio Souza, e da assessora técnica do Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia – Serhmact, Vanessa Fernandes, integraram a mesa dos trabalhos da Oficina, a representante da empresa GeoTechnique, responsável pela consultoria em consórcio público na Paraíba, Rita de Cássia Castro, a representantes da assessoria jurídica da Prefeitura, Marina Targino Lucena e o vereador e membro do comitê de bacias hidrográficas do litoral sul, Edielson Nunes.

 

Postado às 19h, por Cândido Nóbrega


Seu comentário agora é social. Você precisa estar conectado no Facebook para postar seus comentários.

"Este blog não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço pelos leitores e destacamos que os IPs de origem dos comentários ficam disponíveis para eventuais demandas jurídicas ou policiais".