Twitter Facebook

Siga Cândido Nóbrega

17 SET
07h43

Mutirão de colonoscopias acontece no HUAC


Mutirão de colonoscopias acontece no HUAC
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para o biênio 2018/2019 é de 36.360 novos casos de câncer de intestino, sendo 17.380 em homens, e 18.980 em mulheres. O aumento em relação à 2017 é de, aproximadamente, 6%. Já na Paraíba, os números são: 140 novos casos em homens, e 180, em mulheres.
 
Como forma de conscientizar a população acerca da prevenção do câncer de intestino, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), realiza, todos os anos, a campanha Setembro Verde.
 
O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG) da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, como forma de aderir à campanha, vai realizar um mutirão de colonoscopias, dos dias 23 a 27 deste mês. A ação é uma iniciativa da Unidade de Cirurgia Geral, através de seus Cirurgiões Coloproctologistas, e da Unidade de Diagnóstico por Imagem, com os médicos endoscopistas.
 
A colonoscopia é a melhor forma de detectar o câncer de intestino em estágios iniciais. A SBCP recomenda que, mesmo sem apresentar sintomas, as pessoas com mais de 50 anos façam o exame.
 
Segundo o médico Uirá Coury, chefe da Unidade de Cirurgia Geral do HUAC, o mutirão tem como objetivo adiantar a realização de colonoscopias já agendadas, além de realizar novos exames.
 
É importante destacar que os exames realizados no HUAC são marcados através do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), da Secretaria de Saúde de Campina Grande.
 
 ENTENDA MAIS SOBRE O CÂNCER DE INTESTINO
 
Abrange os tumores que surgem no intestino grosso (cólon e reto) e no ânus. Também conhecido como câncer colorretal, é o segundo tipo de câncer mais frequente nas mulheres, e o terceiro, em homens.
 
Apesar de mais comum entre pessoas de 50 a 70 anos, se diagnosticado no início, as chances de cura superam os 95%.
 
 SINTOMAS:
 
 - Dor ou desconforto abdominal
 
- Perda de peso sem causa
 
- Alteração do hábito intestinal
 
- Sangue ou alteração na forma das fezes
 
- Fraqueza
 
- Anemia
 
 Sobre a ebserh - Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
 
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Postado às 07h, por Cândido Nóbrega


Seu comentário agora é social. Você precisa estar conectado no Facebook para postar seus comentários.

"Este blog não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço pelos leitores e destacamos que os IPs de origem dos comentários ficam disponíveis para eventuais demandas jurídicas ou policiais".