FOGESP 2019 : João Pessoa e Sumé se destacam na Premiação de Excelências em Governança Pública do CRA-PB

Os municípios de João Pessoa, Sumé, Guarabira, Monteiro, Boa Vista, Cabedelo e Pedras de Fogo receberam a Premiação TOP 08 de Governança Municipal, baseada nos Índices de Governança Pública – IGM/CFA. A entrega dos troféus se deu em evento realizado sexta-feira (29), em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).
João Pessoa e Sumé foram premiados pela segunda vez consecutiva em Edições do Fórum Paraibano de Gestão Pública, FOGESP 2017 e 2019.
O TOP 08 é uma premiação meritocrática baseada nos Índices de Governança Pública - IGM, criados e monitorados pelo CFA, alimentados por dados oficiais, que faz cientificamente análise comparativa em indicadores de Finanças, Gestão e Desempenho (aplicação e efetividade de recursos na área de educação, segurança, saúde e infraestrutura), sendo estratificado em categorias por fator demográfico e PIB per capita do município.
O Coordenador da Câmara de Gestão Pública do CRA-PB, Adm. César Emanoel Barbosa de Lima, considerou a edição de 2019 um sucesso completo, que superou todas as expectativas, sobrepujando, inclusive, o êxito dos anos anteriores, em número de gestores municipais, estudantes e do público em geral: “Foi, para nós do CRA-PB, um sucesso completo. Estamos extremamente satisfeitos com o repercussão positiva Evento para os Profissionais Administradores e a Ciências da Administração, bem como o seu desdobramento/aprimoramento para a gestão municipal no Estado da Paraíba”, exultou.
Segundo ele, a prefeita de Monteiro, Anna Lorena de Farias leite Nóbrega, justificou a ausência, porque, segundo ela, o município possui o quinto maior rebanho caprino do Nordeste e o primeiro da Paraíba, e teve que permanecer na cidade para participar de uma exposição de animais.
Orçamento Público e aplicação
Indagado sobre que boas práticas de administração e gestão as sete cidades contempladas possuem em comum, ele respondeu: “Existem dois critérios que são medidos no IGM do CFA, Finança e Gestão: quanto a prefeitura tem disponível em termo de orçamento público, quanto aplica e qual a efetividade de resposta gerou para os munícipes. Qual o desempenho? Espera-se que, desse valor orçamentário, se trabalhe com Educação, Segurança, Saúde e Políticas Públicas de Estado. A partir desse desempenho, elaboramos um ranqueamento e premiamos os sete - dentre os 223 municípios paraibanos - que se destacaram e atenderam plenamente os parâmetros exigidos, “João Pessoa e Sumé, se destacaram pela segunda vez em termos de aplicação e desempenho”, repetiu.
Já sobre a importância do profissional de administração nesse contexto, ele respondeu: “A ciência da administração é uma só, mas as pessoas, por vezes, diferenciam a administração pública da negocial, o FOGESP ratifica a gestão empreendedora em ambos os eixos da gestão. A gente percebe a diferença do profissional administrador na Gestão Municipal, por exemplo, no caso de Guarabira, onde o secretário de Administração do município é Administrador. Mas, contamos com os Senhores Prefeitos para colocarem os profissionais certos nos lugares certos de suas gestões”. Segundo ele, os estudantes dos Cursos de Administração, sejam Superior, Técnico e Tecnológico estão se envolvendo cada vez, e que o ano de 2020 será marcado pela parceria entre o CRA-PB, IES e a Gestão Pública do Estado da Paraíba.
Sobre o IGM-CFA
Lançado em novembro de 2016, pelo Conselho Federal de Administração, Índice CFA de Governança Municipal- IGM/CFA, teve auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. Em 2017, os dados foram atualizados. Segundo o site do CFA, durante os anos de 2017 e 2018, foram feitas várias apresentações do IGM pelo País, em audiências públicas e eventos voltados para a gestão pública, além de apresentações para segmentos específicos organizados pelos Conselhos Regionais de Administração (CRA’s).
Postado às 11h, por Cândido Nóbrega
Comentários
"Este blog não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço pelos leitores e destacamos que os IPs de origem dos comentários ficam disponíveis para eventuais demandas jurídicas ou policiais".