20
OUT
15h39
Unimed João Pessoa lança plataforma de prescrição médica digital para oferecer mais agilidade nos atendimentos

Usar a tecnologia em favor da saúde é uma realidade na Unimed João Pessoa. Uma delas, por exemplo, é a prescrição da receita virtual enviada para o celular do paciente logo após o atendimento da teleconsulta. Todo o processo é realizado de forma segura por meio da plataforma desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da Unimed JP.
Ao terminar a consulta, o médico assina eletronicamente o prontuário, gerando automaticamente a receita digital, que é enviada por mensagem de texto para o celular do paciente. Logo depois, já é possível ir à farmácia comprar a medicação ou até mesmo pedi-la de forma eletrônica para entrega. Para isso, é necessário validar a receita enviando o link recebido no celular para o estabelecimento escolhido ou escaneando o QR-COD.
Segurança - Além de seguir a todos os requisitos de preenchimento da legislação sanitária, a receita virtual contém a assinatura do médico com certificado digital e não precisa ser impresso. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no momento podem ser receitados antimicrobianos e medicamentos controlados específicos, como ansiolíticos, antidepressivos, anticonvulsionantes, antipsicóticos e controladores de hormônios. Os demais medicamentos só podem ser prescritos em receitas físicas.
Confira as vantagens do serviço:
- A receita digital garante a compreensão de 100% do que foi prescrito;
- Diminui os riscos de fraudes - A receita digital só tem validade com a assinatura eletrônica e segue todos os padrões e orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF);
- Oferece comodidade e agilidade no atendimento - A receita tradicional, imprensa em papel, pode ser perdida, danificada ou esquecida, por exemplo. Já a receita digital tem toda as vantagens de transações por meio eletrônico.
Postado às 15h, por Cândido Nóbrega
Comentários
"Este blog não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço pelos leitores e destacamos que os IPs de origem dos comentários ficam disponíveis para eventuais demandas jurídicas ou policiais".
Últimos artigos
Veja todos >colunistas
