Twitter Facebook

Siga Cândido Nóbrega

20 OUT
15h47

Administradores de condomínios destacam importância de investir em sustentabilidade


Administradores de condomínios destacam importância de investir em sustentabilidade
Síndicos de condomínios que integram o programa ‘SustentaMundoBr – Parahyba’ destacam a importância de aderir à iniciativa que já cadastrou seis condomínios nas cidades de Cabedelo e João Pessoa. Entre os principais motivos, está a contribuição dos moradores ao desenvolvimento sustentável da cidade, à redução da poluição no meio ambiente e  à qualidade de vida de catadores da região. 
 
É o caso, por exemplo, do condomínio Atlante Ville, no Bairro de Intermares, em Cabedelo. O lugar foi  o primeiro a se interessar pela proposta do programa e a receber o selo de adesão à iniciativa. "Os condôminos já queriam fazer essa coleta seletiva, mas o caminhão da Prefeitura mistura tudo na hora da coleta e não adiantava fazer a separação, até que o programa atendeu aos nossos anseios", detalha Victor Navarro, subsíndico do local. 
 
Victor destaca que foi necessário adequar um pouco a estrutura do condomínio, mas que isso trouxe mais qualidade ao ambiente. Além disso, os moradores foram favoráveis às mudanças. “Fizemos várias reuniões virtuais e a aceitação foi muito boa. Tiramos dúvidas sobre o que pode ou não ser reciclado. As pessoas vão ganhando consciência e percebemos isso no volume de material que é enviado para a reciclagem”, comenta, acrescentando que a ação ainda auxilia na geração de renda para as pessoas que vivem da reciclagem. 
 
A mesma impressão tem a gerente do condomínio Jardins do Litoral, também em Cabedelo. Rayanne Cunha Lima destaca que a reciclagem só funciona a partir da conquista dos moradores e que muitos já aderiram ao programa. “O pessoal está começando a fazer a separação e a coleta. Acredito que temos muito chão pela frente, mas a aceitação é bem positiva neste momento”, diz. “É uma ação de grande importância em favor ao meio ambiente e de oportunidade de trabalho para as pessoas, além de valorizar o condomínio”, acrescenta. 
 
Assim que sinaliza o interesse pelo programa, o condomínio recebe a visita de uma agente ambiental que promove as palestras educacionais e verifica a estrutura do local. Quando a primeira coleta seletiva é realizada, o condomínio recebe a placa de participação sinalizando que cumpriu todas as etapas e, oficialmente, integra o ‘SustentaMundoBr-Parahyba’. Os moradores, além da cartilha digital com diversas informações sobre o descarte correto de resíduos, recebem constantemente várias mensagens educativas.
 
Como funciona - O programa ‘SustentaMundoBr – Parahyba’ foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em parceria com o Instituto Brasileiro do Ambiente Sustentável (IBAS) - www.ibasbrasil.org.br - para incentivar a coleta seletiva em municípios e iniciou com um minucioso diagnóstico da realidade local, etapa que em Cabedelo já foi concluída. A partir dele é possível estabelecer os processos para que a destinação correta dos recicláveis aconteça e chegue a uma central de triagem operada por cooperativas que comercializarão o material de forma a gerar trabalho e renda para catadores e suas famílias. Os interessados podem se inscrever a partir do e-mail: contato@sustentamundobr.com.br.
 
Siga no Instagram: @sustentamundobr
 
 
Contatos
 
Claudio Tieghi
 
(11) 99327-7905
 
SustentaMundoBR - Parahyba
 
(83) 98853-7355
 

Postado às 15h, por Cândido Nóbrega


Seu comentário agora é social. Você precisa estar conectado no Facebook para postar seus comentários.

"Este blog não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço pelos leitores e destacamos que os IPs de origem dos comentários ficam disponíveis para eventuais demandas jurídicas ou policiais".