Publicado em 24/11/2021 às 23:57

Projeto de fachada e interiores do Colégio AZ João Pessoa valoriza arquitetura existente e cria espaços de convivência e lazer

O desafio era imenso e estimulante. Transformar o ambiente externo e interno da escola modernizando a identidade do espaço que formou gerações de paraibanos, mas preservando a arquitetura existente e ao mesmo tempo criando espaços de convivência e lazer mais modernos e harmoniosos que traduzissem a identidade da nova escola. Eis a tônica do projeto arquitetônico da Escola AZ João Pessoa que começa a ser executado ainda este ano para que, em 2022, os alunos AZ já desfrutem deste novo espaço de aprendizado, cultura, lazer e convivência.
 
Criatividade e modernidade
 
A nova arquitetura escolar que vai marcar externamente a paisagem urbana de quem passar pela avenida Sen. Ruy Carneiro, em Manaíra, e internamente impactar positivamente toda a comunidade escolar do AZ João Pessoa, explica a diretora geral da escola, Veronica Monteiro, tem o foco de integrar espaço e projeto pedagógico com criatividade e modernidade. “Esse é o caminho para uma arquitetura escolar moderna que torna o ambiente escolar mais acolhedor, onde o aluno além de ser estimulado a estudar possa também sentir mais alegria e entusiasmo em estar no ambiente escolar”, destaca ela.
 
Espaços Multi
 
O projeto assinado pelo escritório SZarquitetura destaca as cores do AZ em sua fachada principal, com nuances de azul turquesa. Nas laterais da escola e também no pátio interno há uma profusão de tons quentes e vibrantes, mescladas com cores frias, tanto no mobiliário, quanto nas paredes e piso, que também aparecem nos muros externos em tiras verticais. As paletas de cores escolhidas foram inspiradas no colorido dos adereços dos festejos populares da região Nordeste. O novo pátio interno, que replica a mesma linguagem visual das fachadas externas, com faixas verticais coloridas nas paredes, cria um espaço multi e diversificado que se propõe a dar vida e movimento ao ambiente que pode ser usado para estudos, para lazer nos intervalos das aulas, em eventos, etc. Há parquinho infantil, espaço de lounge jovem com pinturas no solo delimitando ambientes, balanços suspensos, ambiente com mesas para refeição da cantina e também com área de estudo compartilhada e aberta, vários nichos e isso tudo com mobiliário colorido e em sintonia com as cores da marca da nova escola.
 
Mudanças na recepção
 
As mudanças também acontecem na entrada principal da escola que terá um ambiente de espera e recepção mais amplo, com nova dinâmica para circulação, com outro posicionamento de balcão de atendimento, tudo isso equipado com mobiliário moderno e jovem. Neste espaço, o colorido também estará presente, acrescido de tons cinza e grafite, complementado pelos tons suaves da madeira e as cores marcantes do amarelo e azul. Um expositor com desenho personalizado na forma de hexágonos, formando nichos para exposição de peças e produtos da marca AZ, com mobiliário confortável composto por sofás, poltronas e mesas de apoio, além de TVs estrategicamente distribuídas, dará outra acolhida aos alunos, colaboradores, pais e visitantes.