Publicado em 30/01/2014 às 12:21

Primeira moção aprovada pelo Conselho de Segurança de CG cobra a nomeação de concursados da Polícia Civil

O Conselho Municipal de Segurança Comunitária de Campina Grande realizou a sua primeira reunião, no auditório da Vila do Artesão, convocada pelo vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho, o qual também preside o Conselho.

A primeira plenária foi bastante prestigiada, contando com a representação de diversos segmentos da sociedade civil, de instituições policiais e governamentais. O debate sobre a insegurança em Campina foi a tônica do encontro.  Na oportunidade, o vereador Olimpio Oliveira apresentou uma proposta para a elaboração de uma Moção, a ser encaminhada ao governador Ricardo Coutinho, solicitando a imediata nomeação de todos os concursados da Polícia Civil, a qual foi aprovada por unanimidade.

Segundo Olimpio, mais de 200 profissionais de segurança (Delegados, Escrivães, Agentes, Peritos, Necrotomistas, Motoristas, Técnicos em perícia, etc.) esperam a nomeação desde o mês de março de 2011, pois foram aprovados em concurso público e participaram do Curso de Formação na ACADEPOL, o qual teve a duração de cinco meses. “É desumano o descaso do governador em relação aos concursados da Polícia Civil, pois muitos deles tiveram que abandonar o emprego para fazer o curso de formação de 5 meses na Academia de Polícia. Hoje, estão desempregados e desesperançados, enquanto a sociedade continua clamando por mais segurança e por mais policiais”, desabafou Olimpio.

O concurso da Polícia Civil foi realizado em 2008, com a oferta de 1162 vagas para vários cargos. Mais de 1500 foram aprovados, mas até a presente data apenas 201 policiais foram nomeados. 249 concursados aguardam a nomeação, pois já participaram do Curso de Formação na ACADEPOL, enquanto outros 700 sequer participaram do curso de formação. A validade do concurso será extinta em meados de junho de 2014.

Também foi aprovada pela plenária a organização de um Banco de Dados para monitorar as diversas estatísticas criminais que serão apresentadas pelas instituições policiais. A próxima reunião do Conselho Municipal de Segurança Comunitária de Campina Grande foi agendada para o próximo dia 11 de fevereiro, no mesmo horário e local.