Publicado em 06/06/2018 às 20:13

Maestro Eduardo Nóbrega é homenageado na Câmara com a Medalha Cidade de João Pessoa

Na tarde desta quarta-feira (6), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou o maestro e professor universitário Eduardo de Oliveira Nóbrega com a Medalha Cidade de João Pessoa. A sessão solene, proposta pelo vereador Bruno Farias (PPS), aconteceu no auditório Paulo Carrilho Milanez, no Anexo II da Câmara.
 
“Hoje é um daqueles dias que ficarão eternizados em nossas lembranças, pois estamos rendendo as nossas merecidas homenagens a um dos talentos musicais mais preciosos de nossa terra. É dia de aplaudir a genialidade prodigiosa do maestro Eduardo Nóbrega, pessoense por nascimento; cidadão do mundo pela arte que executa, pois sua música é atemporal e não encontra fronteiras”, assim definiu Bruno Farias, em seu discurso, a homenagem e o homenageado.
 
O parlamentar fez uma ampla explanação sobre a trajetória de vida do maestro, desde seu nascimento e admissão no Conservatório da Capital, até seu trabalho na regência de diversos corais, passando por suas experiências no exterior. Em março de 2017, Eduardo Nóbrega foi selecionado entre quatro brasileiros para participar de intercâmbio na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, sendo convidado para participar da Conferência Mundial de Regentes de Corais em Minneapolis, em Minessota, também nos Estados Unidos.
 
O homenageado agradeceu a honraria a todos os vereadores que a aprovaram, por unanimidade, e a sua família, fez questão de salientar a parceria em toda sua trajetória de vida. Ele ainda realizou uma breve explanação sobre a importância da música para sociedade, como fator de socialização e desenvolvimento intelectual, além de falar sobre suas realizações profissionais. “Não me sinto um músico, mas sim um educador musical que usa o fator de socialização e educacional da música para educar e desenvolver o potencial das pessoas”, falou.
 
A solenidade foi prestigiada por familiares, amigos e colaboradores do agraciado, tais como os maestros Tom K., Eli Eri Moura e Carlos Anísio e o diretor de Centro de Música da UFPB, o professor David Fernandes. Ainda foi exibido um vídeo com depoimentos de artistas que trabalharam com o maestro por todo Brasil e houve a apresentação dos corais da Coteminas e da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), dos quais o homenageado é regente.
 
O Coral Antônio Leite de Figueiredo, da CMJP, sob a regência da maestrina Socorro Estrela e do preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, pontuou o evento com a execução do Hino Nacional e a canção 'Meu Sublime Torrão' e 'As Rosas Não Falam'.
 
O homenageado
 
Natural de João Pessoa, Eduardo de Oliveira Nóbrega é mestre em etnomusicologia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e leciona no Departamento de Educação Musical da Universidade. Há 15 anos é coordenador-geral do Festival Paraibano de Coros (Fepac) e, dentre as suas funções de regente, Eduardo Nóbrega é maestro e diretor musical do coral da UFPB, do Corais da Coteminas, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e da Maior Idade do Instituto de Previdência do Município (IPM).
 
Assista à solenidade na íntegra aqui. 
 
Damião Rodrigues