Publicado em 06/06/2018 às 20:29

Agência Acadêmica adverte sobre ação de “atravessadores” em mercado paralelo da educação no Brasil

As instituições de ensino superior brasileiras, sobretudo as privadas, legalmente constituídas e com excelentes programas de internacionalização de carreiras e propostas de imersão internacional estão sendo prejudicadas pela ação criminosa de “atravessadores” no mercado paralelo da educação, travestidos de associações, institutos

ou falsas universidades, que através das redes sociais, ofertam no Brasil, particularmente no Norte-Nordeste do Brasil Mestrados e Doutorados Internacionais ilegais por universidades estrangeiras inexistentes.

A Agência Acadêmica Brasileira de Certificação de Diplomas de Cursos Superiores Estrangeiros de Qualidade (ABQUALIS) está defendendo um efetivo combate a essas fake news e conclamando as autoridades competentes a identificarem e punirem os autores dessas iniciativas criminosas, que vêm resultando num derrame de diplomas falsos, cuja indústria, impedida pela justiça federal de funcionar em alguns estados, passa a atuar em outros, lesando um número cada vez maior de pessoas incautas e mal informadas.

Hoje é possível ingressar em Programas de Pós-Graduação internacionais em qualquer País do mundo. Quanto ao reconhecimento de diplomas estrangeiros, o Brasil deu um passo gigantesco com a Resolução n. 3 do CNE de 22/62016 e a Portaria do MEC de 13 de dezembro do mesmo ano, que teve no advento do Portal Carolina Bori uma nova era da informação institucional sobre a matéria, que deve ser seguida por todas as universidades ou faculdades públicas e privadas no Brasil.

Onde conferir reconhecimento

O Portal http://carolinabori.mec.gov.br/ foi criado pelo MEC para facilitar a articulação de um sistema coordenado para revalidação/reconhecimento de títulos e diplomas estrangeiros no Brasil, contribuindo para dar agilidade, transparência, coerência e previsibilidade aos processos de revalidação/reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil.

Algumas instituições brasileiras privadas, por exemplo, possuem parcerias com universidades estrangeiras que promovem cursos no exterior em complementação à pós-graduação no Brasil como FIA, USP (Inepad), Unifuturo (Programa Educação sem Fronteiras), FGV, BI International, Ftec Faculdades e Insper.

A maioria conta apenas com visitas e imersão sem muita integração com o programa de pós-graduação brasileiro e outros são integrados e até com dupla certificação como a FGV, Unifuturo (4), Ftec e FIA. A FIA possui um programa internacional para executivos de grandes empresas, o MBA das Américas, realizado em parceiras com Universidades de Vanderbilt (EUA), Simon Fraser (Canadá) e ITAM (México).

O MBA das Américas é ofertado em inglês. A Ftec Faculdades oferta o Global Business Program em parceria com a Ambra College nas opções de estudos Blended e Online vinculados à area jurídica. Ao final do

programa, o participante terá um certificado de MBA brasileiro e outro de PBA americano.

O Global Business Programa, por exemplo, é focado em profissionais que estão iniciando atividades gerenciais dos primeiros níveis de gerência, ou possuem uma pequena empresa,sendo ministrado em português do Brasil. A Fundação Getulio Vargas (FGV/Ebape) oferta o Global MBA em parceria com a Manchester Business School (MBS).

Ao final do programa, o participante receberá um certificado de MBA inglês e outro brasileiro. O Global MBA é focado em executivos de grandes empresas. O participante do Global MBA estuda online e participa de alguns momentos presenciais em São Paulo no Brasil e o curso é ministrado em inglês.

Entre as ofertas fake e os programas sérios é preciso saber escolher, adverte a  ABQUALIS, Agência Acadêmica Brasileira de Certificação de Diplomas de Cursos Superiores Estrangeiros de Qualidade. Esta agência tem sua representação mundial na cidade de Berlin (Alemanha), no emblemático Europacenter e atende estudantes do mundo inteiro através do seu Programa Internacional de Bolsas de Estudo (PIBE).

Confira aqui as universidades recomendadas pela ABQUALIS :

http://www.abqualis.world/universities.php