Publicado em 06/07/2018 às 10:07

HUAC amplia capacidade de atendimento

Campina Grande e mais 176 municípios paraibanos agora contam com uma maior oferta de assistência em saúde. Isso porque o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ampliou sua capacidade de atendimento a partir da contratação de novos médicos.
 
Segundo o superintendente do HUAC-UFCG, Homero Rodrigues, nos últimos dois meses, a instituição contratou novos profissionais, passando a oferecer mais 800 consultas semanais. Além disso, a partir do dia 7 deste mês, o hospital também vai passar a realizar cirurgias eletivas aos sábados.
 
“Até bem pouco tempo, nós estávamos suspendendo cirurgias por falta de cirurgião. Agora, estamos com um volume satisfatório e estamos ampliando até o horário. Vamos realizar cirurgias também aos sábados e estamos pensando até no domingo”, comenta Homero Rodrigues.
 
VÁRIAS ESPECIALIDADES
 
Somente em junho, foi autorizado o cadastro de mais 544 consultas nas seguintes especialidades: cardiologia (120), gastroenterologia (60), mastologia (45), alergia e imunologia (90), psiquiatria adulto e infantil (60), neurologia (60), otorrinolaringologia (30), ortopedia (15), cirurgia de cabeça e pescoço (20), ginecologia (24) e pneumologia (20).
 
“São 176 municípios pactuados com a Secretaria de Saúde de Campina Grande. Nós contratamos os profissionais e a Secretaria de Saúde faz o cadastro no Sisreg, que é o sistema nacional de regulação. A partir daí, é aberta a agenda para os profissionais”, explica Homero Rodrigues. O superintendente do HU  também lembra à população que o hospital só recebe pacientes encaminhados pelas Secretarias de Saúde dos municípios.
 
Sobre a Ebserh - Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG está integrado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo, em parceria com as universidades, é aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.