Publicado em 08/07/2018 às 11:36

Maternidade Dr. Peregrino Filho se integra às ações da 6ª Caravana do Coração que estará no dia 09 de Julho em Patos

A ONG pernambucana Círculo do Coração, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, com apoio da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), realiza pela 6ª vez na Paraíba atendimentos gratuitos em crianças de 0 a 12 anos, gestantes com idade gestacional de 22 a 28 semanas que apresentem algum tipo de cardiopatia ou problemas oriundos de cardiopatias e crianças com microcefalia. Os serviços e atendimentos em Patos estão programados para acontecer no dia 9 de julho e terão total apoio da Maternidade Dr. Peregrino Filho, que integra a rede estadual de saúde. Profissionais da unidade darão suporte às atividades e participarão de capacitações.
 
Segundo a diretora assistencial da Maternidade de Patos, Luciana Maia, vários profissionais da unidade estarão envolvidos diretamente nas ações da Caravana. “Os profissionais da Maternidade participarão de capacitações, os que integram o ambulatório de microcefalia, ou seja, os fisioterapeutas, fonoaudiólogo e psicólogo também estarão à disposição da Caravana, além disso teremos também as enfermeiras Laryssa Medeiros e Maria Euzarene Tiburtino, além da auxiliar administrativo, Silvia Gomes, que já fazem parte do Circor da Maternidade, à disposição para ajudar e se integrar às ações”, afirma Luciana. A unidade também contribuirá com apoio logístico aos profissionais da Caravana durante sua passagem por Patos.
 
A Caravana do Coração tem o objetivo de realizar um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos com ajuda de uma equipe multidisciplinar de profissionais de diversas áreas. A equipe multiprofissional da Caravana é, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores e estudantes universitários.  Este ano, 120 profissionais estarão envolvidos na ação. Uma das novidades da Caravana deste ano é que, em cada cidade, os atendimentos vão ocorrer em locais diferentes, de forma simultânea.
 
A proposta é realizar consultas cardiológica; de enfermagem e pediátrica obstétrica; atendimentos em fisioterapia; psicologia; nutrição; fonoaudiologia e saúde bucal, além dos exames de US obstétrica; de laboratório; eletrocardiograma e ecocardiograma. E ainda há a parte lúdica da caravana, desenvolvida por uma equipe da arte-educação que recepciona as pessoas que chegam para receber atendimento na Caravana junto aos seus familiares.
 
“Esse é um projeto que sempre apoiamos e que merece todo o nosso apoio pelo alcance social, pela iniciativa de melhorar a atenção básica, pelos resultados que tem apresentado e, principalmente, por ser uma ação que contribuiu para melhorar a saúde e, consequentemente, a vida das pessoas. Por isso, desde a primeira edição na cidade que a Maternidade de Patos apoia e se integra às ações da Caravana”, destaca o diretor geral da Maternidade de Patos, Dr. Umberto Marinho Júnior.
 
As capacitações que acontecerão este ano serão destinadas para as equipes de atenção básica, hospitalares e SAMU, gestores municipais, Gerentes Regionais de Saúde, gestores dos hospitais e professores das Redes de Ensino estadual e municipale vão abordar os temas “Apresentação RCP, discussão do protocolo de pré-natal”; “ Pré-natal de alto risco (hemorragia, prevenção de eclampsia e pré-eclampsia – sulfatação, infecção, etc)”; “Capacitação em Neonatologia (surfactante, estabilização do neonato de risco, CPAP artesanal, etc)”; “transporte da gestante e neonato de risco (SAMU)”; “Primeiros socorros e identificação de cardiopatas no ambiente escolar”.