Publicado em 02/08/2018 às 20:55

Maternidade de Patos realiza várias atividades na Semana Mundial de Aleitamento Materno

Abordagens, palestras, treinamentos e comemoração são as atividades que integram a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, do Banco de Leite Humano Drª Vilani Kehrle, da Maternidade de Patos. As atividades, que começaram nesta quarta-feira (01), acontecerão nos dias 02, 03, 06, 07 e 14 deste mês. A Semana Mundial acontece, simultaneamente, em 120 países e tem o objetivo de incentivar e conscientizar sobre a importância da amamentação e das doações do leite materno. O tema da Semana deste ano é “Amamentação: a base da vida” e ela acontece dentro do mês denominado pela Lei Federal Nº 13.435, de 12/04/2017, ‘Agosto Dourado’.
 
“O objetivo das atividades e ações é levar às gestantes, mulheres, funcionárias da Maternidade e convidadas, informações sobre a importância da amamentação e da doação de leite excedente, com o foco de estimular à doação e chamar atenção para a única fonte de leite que a gente dispõe, que são as mulheres que amamentam”, destaca a coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino.
 
Programação
 
No primeiro dia de atividades da Semana, houve uma abordagem aos funcionários e visitantes da Maternidade com na distribuição de laços dourados. Nesta quinta-feira (02), a nutricionista, Silvania Rodrigues, deu palestras sobre ‘Mitos e verdades sobre o aleitamento materno’. A primeira delas aconteceu, pela manhã, na sala de entretenimento da Maternidade, para funcionários, pacientes e visitantes, e à tarde, a mesma palestra foi realizada na UBS Sebastiana Xavier, no bairro de Bivá Olinto, para gestantes daquela localidade atendidas pela Unidade Básica de Saúde.
 
Programação II
 
Nesta sexta-feira (03), as 14h30, haverá uma capacitação com a equipe do Posto de Coleta e Porcionamento da Maternidade, no auditório do Banco de Leite, que será conduzida pela enfermeira, Tereza Lucena e pela nutricionista, Silvania Rodrigues. Na segunda-feira (06), a equipe do Banco de Leite fará uma palestra sobre o tema “A importância da amamentação exclusiva até os seis primeiros meses de vida”. Haverá, na ocasião, distribuição de laços dourados e informativos sobre o tema debatido. Na terça-feira (07), a partir dar 9h, haverá um coffe break e sorteio de brindes para homenagear as mães doadoras, na sede do BLH. O encerramento das atividades acontecerá no dia 14, com uma palestra da coordenadora do BLH, Joana Sabino e a bioquímica, Faldrecya Borges.