Publicado em 17/09/2020 às 20:50

15º Fest Aruanda promove intercâmbio em parceria com Universidade Lusófona, de Portugal

Com a apresentação da nova identidade visual do Fest Aruanda 2020, segue repercutindo no meio cultural local o intercâmbio firmado entre o evento e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com sede em Lisboa. A novidade foi anunciada em primeira mão pelo produtor executivo do festival, Lúcio Vilar. “Foram várias reuniões remotas com os docentes Filipe Vale e Orlando Franco, das áreas de fotografia e cinema da Lusófona. A partir daí, avançamos na formatação da proposição que, enfim, começa a ganhar forma e terá sua estréia na edição 2020 do Fest Aruanda, em dezembro”, adiantou Lúcio. 
 
Segundo Lúcio, o intercâmbio acontecerá ainda este ano com a realização de duas mostras audiovisuais especiais na programação do Fest Aruanda, com conteúdos audiovisuais portugueses e da União Europeia. “Estamos trabalhando na perspectiva de oferecer duas mostras de curtas-metragens produzidos por alunos da Lusófona, e outra mais ampliada, com obras de diretores de países da União Europeia chancelados pela universidade portuguesa, com filmes no campo da ficção, animação e dos documentários”, adiantou o produtor.
Para o diretor da Universidade Lusófona, Manuel José Damásio, o projeto, que tem o aval da reitora Margareth Diniz e da Agência de Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem a possibilidade de tornar conhecido o trabalho produzido pelos estudantes portugueses no Brasil. “Percebemos que um festival com a importância que tem o Aruanda, no contexto brasileiro, seria uma boa oportunidade para darmos a conhecer, no Brasil, o trabalho realizado pelos nossos alunos do departamento de Cinema da Universidade Lusófona”, conta Manuel.
 
Para ele, o projeto terá a oportunidade de aumentar e melhorar a circulação de objetos culturais entre Portugal e Brasil, promovendo uma verdadeira cultura da lusofonia. “Além disso, nós apostamos na criação de laços que possam permitir tornar regular este intercâmbio de produções cinematográficas entre Portugal e Brasil, e também o intercâmbio de jovens criadores e artistas entre os dois países que têm tanto em comum”, revela o diretor. 
 
O 15° Fest Aruanda acontece de 10 a 17 de dezembro no Cinépolis (Manaíra shopping).
 
Serviço:
15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro
Data: de 10 a 17 de dezembro
Inscrições: www.festaruanda.com.br
Local: Cinépolis (Manaíra Shopping)
Podcast: https://open.spotify.com/show/17ptpdngqnnU9I1KqicHPp?si=EbTm2vWDQ3WIRb2ySUtMFA
Instagram: @festaruanda