Publicado em 28/09/2020 às 10:07

Programa de coleta seletiva atrai condomínios de João Pessoa

Depois do evento de lançamento do 'SustentaMundoBr - Parahyba' na cidade de Cabedelo, no último dia 15, condomínios localizados em João Pessoa passaram a procurar a organização do programa para aderir à iniciativa. Ainda em fase de implantação, a ação tem por objetivo incentivar a coleta seletiva e a reciclagem, por meio da facilitação do acordo entre residências, catadores e centros de triagens operados por cooperativas ou empresas especializadas. 
 
Nesta primeira etapa, seis condomínios - sendo cinco de Cabedelo e um da Capital paraibana – foram cadastrados e estão em fase de adequação ao programa. Os resíduos gerados nestas residências serão encaminhados para duas associações: Associação dos Trabalhadores de Reciclagem de Cabedelo (Astrec) e Associação dos Catadores de Recicláveis de João Pessoa (Ascare), no bairro do Bessa. 
 
“Peço a ajuda de todos e agradeço ao programa que está nos ajudando a conseguir mais materiais”, destacou Larissa Rodrigues, presidente da Astrec. Ela é uma dos 11 cooperados que integram a associação e que possui muita potencialidade para atrair novos integrantes. Essa também é a expectativa do catador Kelson Galdino, que administra a Ascare, em João Pessoa. 
 
Galdino explica que, atualmente, há muita pressão no trabalho do catador e que o programa chegou para contribuir com os trabalhadores. “Hoje os catadores trabalham com quatro eixos: recolhimento, triagem, compactação e comercialização dos materiais. E ainda temos que trabalhar com a parte burocrática e a de conscientização para que as pessoas nos doem o material. O ‘SustentaMundoBr - Parahyba' está vindo para auxiliar o catador neste trabalho de articulação com a sociedade, o que não temos como fazer”, reconheceu. 
 
Como funciona - O programa ‘SustentaMundoBr – Parahyba’ foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em parceria com o Instituto Brasileiro do Ambiente Sustentável - IBAS - www.ibasbrasil.org.br - para incentivar a coleta seletiva em municípios e iniciou com um minucioso diagnóstico da realidade local, etapa que em Cabedelo já foi concluída. A partir dele é possível estabelecer os processos para que a destinação correta dos recicláveis aconteça e chegue a uma central de triagem operada por cooperativas ou empresas especializadas que comercializarão o material de forma a gerar trabalho e renda para catadores e suas famílias. Os interessados podem se inscrever a partir do e-mail: contato@sustentamundobr.com.br. 
 
Siga no Instagram: @sustentamundobr
 
Acesse: www.sustentamundobr.com.br
 
 
 
Contatos
 
Claudio Tieghi
 
(11) 99327-7905
 
SustentaMundoBR - Parahyba
 
(83) 98853-7355