Publicado em 07/12/2020 às 10:28

Qualidade de vida: Bons hábitos alimentares melhoram o humor e a saúde mental

A correria do dia a dia pode causar ansiedade, alterações de humor e depressão, mas existem aliados para melhorar o humor e a saúde mental, como adotar bons hábitos alimentares. Com os nutrientes adequados, é possível evitar estes problemas e reduzir os sintomas, melhorando a qualidade de vida.
 
“Os processos estão ligados a neurotransmissores e a serotonina está envolvida no efeito do bem-estar, na sensação de bom humor. Uma alimentação balanceada e com nutrientes que ajudam na produção deste hormônio é fundamental”, explica a nutricionista Regina Monteiro, da equipe de promoção de saúde da Unimed João Pessoa.
 
De acordo com a nutricionista, é preciso adicionar alimentos com vitaminas do complexo B nas refeições. “Fígado, ovos, leite e queijos, minerais como zinco, que são encontrados na abóbora, chia, farelo de aveia, feijão, frutas oleaginosas, frutos do mar, aves e cereais integrais são alguns alimentos ricos nessas substâncias”, conta Regina. “Além disso, recomenda-se ingestão de magnésio - presente na castanha do Pará, levedo de cerveja e brócolis - assim como o ferro das carnes vermelhas, folhas verde-escuras e o ômega 3, obtido na ingestão da sardinha natural, salmão e linhaça. Fibras alimentares também são indispensáveis nas refeições”, detalha a nutricionista.
 
O consumo excessivo de gorduras e açúcares, por outro lado, são apontados como vetores para o desenvolvimento dos transtornos. “Podemos considerar uma alimentação equilibrada quando há gorduras de origem vegetal na medida certa e a inclusão de antioxidantes, como frutas, verduras e oleaginosa, e poucos ou nenhum produto processado e ultraprocessado. Isso pode trazer um efeito restaurador para o cérebro”, explica Regina.
 
Oficina – No dia 16 de dezembro, Regina Monteiro vai realizar a oficina on line “O papel da nutrição na saúde da mulher”, exclusiva para clientes da Unimed João Pessoa. Organizada pelo Grupo Saúde da Mulher, uma das iniciativas de promoção da saúde da Cooperativa, a finalidade é dar orientações para a saúde física e mental, e qualidade de vida das mulheres.
 
Para garantir a vaga na oficina, basta acessar o Portal Unimed João Pessoa www.unimedjp.com.br/viver-melhor/agenda, escolher a oficina e clicar em "Inscrições Online". No portal, também é possível conferir outras oficinas que estão sendo oferecidas pela Unimed JP em dezembro, gratuitamente, para diferentes perfis de públicos.
 
Viver melhor - Confira dez dicas para manter um padrão alimentar saudável:
 
Faça de 4 a 5 refeições por dia, evitando longos intervalos
Tome bastante água ao longo do dia
Coma em média 4 porções de frutas diversas por dia
Consuma um mix de legumes e hortaliças no almoço e no jantar
Opte por grãos e cereais integrais substituindo aqueles a base de farinha de trigo
Evite produtos industrializados
Coma feijão e arroz integral frequentemente
Prefira leite e derivados desengordurados
Minimize o consumo de sal e a compra de temperos prontos
Prefira gorduras de origem vegetal, como azeites virgem e extra virgem, oleaginosas e alimentos ricos em ômega 3.
 
Sobre a Unimed JP - Com 48 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,7 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios - um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição dos mais de 147 mil clientes. Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br
 
Outras informações:
 
Instagram: @unimedjoaopessoa
 
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
 
Facebook: /unimedjoaopessoa
 
Twitter: @unimed_jp