Skip to content Skip to footer

Autoestima e saúde bucal: conheça os benefícios do clareamento dental

Autoestima e saúde bucal: conheça os benefícios do clareamento dental

Taís Cristina Rosa, da Odontogalerie, orienta realizar procedimento com profissionais e alerta para riscos dos tratamentos caseiros

Mais do que um simples tratamento, o clareamento dental pode ajudar na autoestima do paciente, que se sente mais livre para sorrir. Segundo Taís Cristina Rosa, proprietária da Odontogalerie — referência nacional em tratamentos clínicos e estéticos odontológicos — após realizar um clareamento, os cuidados e até mesmo as visitas ao dentista se tornam mais frequentes para manter o benefício. “Com este aumento da autoestima, também ganhamos mais saúde bucal, pois o paciente acaba sendo avaliado mais vezes, bem como faz com que ele próprio higienize os dentes com mais cuidado”, explica.

Taís também destaca outros benefícios de ter os dentes mais claros. “Facilita o diagnóstico dental, no qual o dentista consegue identificar melhor as trincas, cáries e infiltrações nas restaurações”, comenta.

Passo a passo — No procedimento, são colocados produtos químicos sobre os dentes, para que estes reajam com os pigmentos que os escurecem fazendo com que saiam dos minúsculos canais do esmalte dentário e a cor ficar mais clara. “Geralmente são produtos derivados do peróxido de hidrogênio ou de carbamida. A diferença dos géis está na concentração dessas substâncias, e o dentista vai orientar qual é a indicada para cada indivíduo, o tempo e quantas sessões no consultório”, informa.

A importância de realizar esse tipo de tratamento com profissionais qualificados começa já na preparação para receber as substâncias que vão clarear os dentes. “Tratamentos caseiros podem causar aumento da sensibilidade, reabsorção dentária, queimaduras na gengiva, doenças pulpares e alguns casos podem levar até a necessidade de canal no dente. Um profissional saberá qual o melhor produto ou técnica indicada para cada caso e até mesmo quando parar de usar o gel”, conta.

A dentista alerta para o grande número de produtos lançados que prometem clareamentos caseiros, mas que as soluções não funcionam ou podem agredir muito a gengiva. “Alguns produtos até tem indicação para serem usados apenas no dente, com baixa concentração, mas nestes casos, é necessária a orientação do dentista já que não são individualizados e podem causar agressão à polpa dentária”, aponta e acrescenta que caso haja autorização do profissional, o paciente deve realizar um comparativo simples: “Fotografar com alguma cor de referência num horário e luz específica e depois avaliar se conseguiu clarear e usando apenas o tempo recomendado. Sugiro ter cuidado com as propagandas apelativas, principalmente relacionadas à saúde”, aconselha.

Cuidados — Taís ainda explica que antes de iniciar o tratamento é preciso observar se há lesões de cáries, recessões, desgastes dentários ou trincas, ou restaurações extensas. “Neste último caso há possibilidade do gel entrar na junção do dente e da restauração e causar inflamação pulpar, e o paciente também deve ser informado que irá precisar trocar a restauração após o tratamento, já que esta não clareia”, orienta. Outro ponto de atenção que a profissional destaca é quanto às contraindicações. “Pessoas com lesões cariosas ativas, crianças, gestantes, lactantes, alérgicos aos géis, com herpes bucal ativo, doenças periodontais ou gengivais ativas devem evitar o tratamento”, explica.

A sensibilidade logo após o tratamento pode acontecer, segundo Taís. Ela conta que durante e até 15 dias após o término é possível ter a sensibilidade a líquidos gelados ou até mesmo ao ar. “É possível prevenir e tratar com produtos dessensibilizantes como cremes dentais específicos para sensibilidade. Já em casos do gel clareador encostar na gengiva, deve ser removido imediatamente e aplicado algum produto para neutralizar a ação. Entretanto, se a causa for inflamação pulpar ou queimadura da gengiva é preciso buscar um dentista para o tratamento adequado”, avalia.

Sobre a Odontogalerie – Especializada em tratamentos clínicos, estéticos, periodontais, cirurgias de enxertos, bucomaxilofaciais, implantes, extrações, tratamento de canal, próteses e ortodontia, a Odontogalerie é referência em procedimentos e técnicas inovadoras, administração humana e gestão há nove anos. A clínica, localizada em João Pessoa (PB), possui reconhecimento no MBA do Grupo Caproni — um dos mais renomados e importantes do Brasil na área de gestão e mercado para consultórios e clínicas. Tem como missão contribuir para elevar a auto-estima dos clientes, valorizando o sorriso sincero nos relacionamentos, por meio de tratamentos odontológicos de excelência. Para saber mais o site é www.odontogalerie.com.br e o instagram é @odontogalerie (Instagram). A clínica fica na Avenida Monteiro da Franca, 424 — Manaíra. O telefone é (83) 3031-0055.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.