Twitter Facebook

Siga Cândido Nóbrega

Cândido Nóbrega


20 JUN
11h34

Novo fluxograma de cirurgias ortopédicas no Complexo Hospitalar Regional de Patos atenderá pacientes de forma mais ágil e cômoda


Novo fluxograma de cirurgias ortopédicas no Complexo Hospitalar Regional de Patos atenderá pacientes de forma mais ágil e cômoda
O Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), que integra a rede estadual de saúde, vai implantar um novo fluxograma de cirurgias eletiva ortopédicas que atenderá os pacientes de forma mais ágil e cômoda. Com a mudança, os pacientes serão atendidos em até sete dias e não mais precisarão ficar internados no hospital esperando a data de sua intervenção. Essa é outra ação que  acarretará melhorias no atendimento aos pacientes e faz parte de uma série de mudanças que serão implementadas pela nova gestão do HRP, que desde o dia 15 de maio está sob a coordenação da Organização Social Instituto Gerir. Esse novo fluxograma está em fase de implantação. As cirurgias de urgência e emergência não sofrem alteração.
 
O coordenador de ortopedia da unidade, Dr. João Herbert Suassuna, explica que com essa nova rotina, antes de serem liberados para casa, os pacientes passam por uma avaliação médica, recebem orientações, medicamentos e têm o membro afetado imobilizado quando necessário. “Esse novo fluxograma permitirá que o paciente aguarde seu procedimento em ambiente domiciliar, recebendo o carinho dos familiares e sem nenhum prejuízo para sua saúde, não ficando exposto em ambiente hospitalar e nem sentindo dor, já que saem do hospital orientados, medicados e imobilizados”, reitera o médico. O Serviço Social da unidade é quem fará o comunicado ao paciente da data de realização da cirurgia.
 
Referência nesta área
 
Unidade que, proporcionalmente, mais realiza cirurgias ortopédicas no Estado,  o CHRDJC é referência, nesta área da Medicina, para 54 municípios da Paraíba. Entre as cirurgias de pequeno porte mais frequentes destacam-se as radio distal, de clavícula e de tornozelo. A unidade realiza uma média 170 cirurgias de implantes/mês e o dobro deste quantitativo quando se refere a intervenções de tratamento conservador de redução e gesso. As cirurgias ortopédicas eletivas são realizadas de 2ª a 6ª feira, enquanto que as de urgência são realizadas 24h, todos os dias da semana. A unidade conta com uma equipe de 18 ortopedistas.
 
Novo fluxograma de cirurgias ortopédicas
 
Com exceção das cirurgias de fratura de coluna e algumas mais específicas de quadril, todas as outras modalidades de intervenções ortopédicas são realizadas no CHRDJC. Segundo Dr. João, nestes casos específicos os pacientes são encaminhados para o Hospital de Trauma de Campina Grande, que é referência nestes casos. Somente na terça-feira (12), a unidade realizou 10 cirurgias ortopédicas.
 
 
 
 

Postado às 11h, por Cândido Nóbrega


Seu comentário agora é social. Você precisa estar conectado no Facebook para postar seus comentários.

"Este blog não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço pelos leitores e destacamos que os IPs de origem dos comentários ficam disponíveis para eventuais demandas jurídicas ou policiais".