Representantes do Comitê de Bioética do Hospital Alberto Urquiza Wanderley participaram de 24 a 26 de julho, em Brasília, da 16ª Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Legislação na Saúde. Durante o evento, foi apresentado um pôster com um relato de caso sobre um trabalho pioneiro em cuidados paliativos realizado no hospital, que integra a rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa.
De acordo com o cardiologista Mario Toscano, coordenador do Comitê de Bioética, a participação foi importante para apresentar o trabalho pioneiro em cuidados paliativos, tema atual e amplamente debatido na conferência. “Ampliamos a visibilidade do nosso Comitê e de nossa cooperativa Unimed João Pessoa para além do continente americano, discutindo as mais recentes atualizações e avanços no campo da bioética. Por outro lado, interagimos com bioeticistas nacionais e do exterior, ampliando nossa rede de contatos”, declarou.
Esta foi a primeira vez que a conferência, que ocorre anualmente, foi realizada na América Latina. O evento é um dos mais importantes da área e reuniu especialistas e pesquisadores da saúde, educação, psicologia e direito do Brasil e de vários outros países. Além da Unimed João Pessoa, a Paraíba foi representada no evento pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), pela Faculdade de Medicina Nova Esperança e pela Associação Médica (AMPB).
REDE IBERO-AMERICANA
A ampliação da rede de relacionamentos já teve um resultado imediato. Durante o evento, a mastologista Débora Cavalcanti – médica cooperada da Unimed João Pessoa, integrante da Cátedra de Bioética do CRM-PB e doutoranda em Bioética da Universidade do Porto, em Portugal – mediou o contato dos integrantes do Comitê de Bioética do Hospital Alberto Urquiza Wanderley com o psiquiatra Moty Benyakar da Argentina. Ele é fundador da Rede Ibero-Americana de Ecobioética para a Educação, a Ciência e a Tecnologia.
Benyakar convidou o Comitê de Bioética do Hospital Alberto Urquiza para participar da rede internacional, que integra a Cátedra da Unesco. A participação na Rede Ibero-Americana vai contribuir para o aprimoramento dos membros do comitê na análise das práticas que envolvem questões bioéticas, entre elas os cuidados paliativos e a qualidade assistencial dos pacientes internados.
O gastroenterologista Eurípedes Mendonça, membro do Comitê de Bioética do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e autor do pôster apresentado na Conferência Mundial, reforçou que a entrada da Unimed João Pessoa na rede internacional vai proporcionar também a troca de conhecimento e atualização do corpo clínico do hospital com os temas ligados à bioética. “Nós já temos um contato estreito com a rede nacional de bioética e com a Unidade de Bioética do Real Hospital Português. Agora, estaremos em contato direto com os melhores especialistas do mundo neste tema”, comentou
A Rede Ibero-Americana de Ecobioética para a Educação, Ciência e Tecnologia é uma organização internacional sem fins lucrativos criada com o objetivo de promover, planejar, desenvolver e auditar projetos de intervenção social desenvolvidos por professores de diferentes áreas do conhecimento.
SOBRE O COMITÊ
A Unimed João Pessoa implantou o Comitê de Bioética do Hospital Alberto Urquiza Wanderley em 13 de novembro de 2018. Desde então, o grupo se reúne quinzenalmente para tratar de assuntos envolvendo questões bioéticas.
Em novembro de 2023, o Comitê foi convidado a contribuir, com emendas, para a elaboração do Estatuto de Direitos do Paciente, documento inédito que vai trazer mais segurança e poder de decisão aos pacientes, sobretudo no ambiente hospitalar. O Projeto de Lei (Nº2242/2022) tramita no Senado Federal.
O Comitê é formado por uma equipe multiprofissional: Mário Toscano (cardiologista), Eurípedes Mendonça (gastroenterologista), Socorro Adriano (pediatra) e Halbiege di Pace (pediatra), Luciana Madruga (gestora de Relacionamento e Experiência do Cliente); Fátima Lima (assistente social) e Alana Meireles (psicóloga). No retorno do evento em Brasília, os médicos Mário Toscano e Eurípedes Mendonça apresentaram o pôster aos demais membros do Comitê.