Dando continuidade às celebrações dos 40 anos da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), a diretoria da entidade lançou nesta terça-feira (2/10) o “MEMORIAL ANADEP”.
O site, disponível no endereço eletrônico www.anadepmemorial.org, é um projeto dedicado à preservação da memória e valorização da atuação das defensoras e defensores públicos no Brasil. A página destaca histórias inspiradoras e busca preservar as lutas e vitórias que moldaram a história da Defensoria Pública.
De forma intuitiva, o site oferece recursos para que o(a) visitante conheça detalhadamente a história desta que é a maior entidade associativa de defensoras e defensores públicos do mundo: marcos históricos, perfis das presidentas e presidentes, ENADEP, atuação internacional, campanhas, e muito mais.
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, destaca que os 40 anos da entidade representam uma oportunidade de resgatar a memória do associativismo. “É uma honra participar da construção da história da criação e do fortalecimento da Defensoria Pública em todas as unidades da federação, lutar por sua autonomia funcional, administrativa e financeira, e trabalhar para garantir o respeito às prerrogativas de defensoras e defensores públicos. Ao longo dos últimos anos, todas as diretorias que passaram por esta entidade buscaram assegurar a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional, assim como atuar em defesa da simetria constitucional. A criação deste memorial é uma forma de preservar nossa história de muitas lutas associativas”, afirma.
Confira: //www.anadepmemorial.org/