O envio de faturas com características semelhantes ao de um documento bancário oficial é uma das estratégias utilizadas pelos bandidos no golpe do boleto falso. O que acontece é que ao visualizar a similaridade com o boleto verdadeiro, seja nas cores, logo ou até mesmo nome da empresa beneficiária, acaba pagando um documento que cairá em uma conta de golpistas.
A Unimed João Pessoa alerta aos clientes para ficar atentos à forma de recebimento dos boletos oficiais emitidos pela Cooperativa bem como as verdadeiras informações contidas no documento.
O primeiro cuidado é que os clientes nunca emitam o boleto a partir de buscas no Google. Para ter acesso a segunda via do documento, é preciso fazer login no portal da Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br) ou pelo aplicativo Unimed JP.
Outra forma de obter o boleto oficial é através da fatura digital. Quando o cliente escolhe essa opção, a fatura é enviada para o e-mail cadastrado e o acesso ao documento só é possível com o CPF do titular. Por isso, jamais abra documentos recebidos no e-mail ou por aplicativo de mensagens, como WhatsApp, que peçam dados pessoais ou solicitem valor do boleto.
CANAIS DE ATENDIMENTO
É preciso lembrar que, caso o cliente da Unimed JP perceba algo estranho nos boletos, não efetue o pagamento e entre em contato imediatamente com o SAC, no telefone: 0800-725-1200, ou pela atendente virtual, que pode ser acessada pelo Portal Unimed JP ou WhatsApp (83 2106-0700). Esses dois números telefônicos são os únicos disponibilizados pela Unimed JP para atendimento ao cliente.
Além disso, em todos esses canais, são utilizadas perguntas-chaves para garantir que é o cliente quem está mantendo contato.
RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA
Abaixo destacamos algumas dicas para você ficar atento aos boletos oficiais da Unimed João Pessoa e não tenha prejuízo pagando documentos falsos:
– Os boletos emitidos pela Unimed JP tem como beneficiário Unimed João Pessoa (nunca será Unimed JP, Unimed, Unimed Nacional, etc);
– Os boletos da Unimed JP sempre começam com a sequencial (no campo “nosso número”) 74891. Além disso, o banco de origem é a Sicredi;
– Valor da cobrança: o valor do boleto aparece nos últimos números do código de barras e também aparece no espaço “valor do documento”. Caso os valores não sejam iguais, desconfie. Outro sinal de alerta é constar um valor muito diferente da sua mensalidade, sem justificativa, em uma cobrança que costuma ter um custo específico. Além disso, em nenhuma hipótese, o boleto da Unimed JP terá o campo do valor da fatura vazio para que o cliente preencha;
– Seja pelo atendimento virtual ou por telefone, a Unimed JP não pergunta o valor da mensalidade, nem do boleto;
– O boleto da Unimed JP é obtido nos canais oficiais da Cooperativa. A Unimed JP não envia boletos pelo WhatsApp (exceto quando solicitado pelo cliente via SAC ou pela atendente virtual), nem tão pouco disponibiliza a fatura em outros sites;
– Dados do boleto: verifique todas as informações que constam no boleto, como data de vencimento da fatura, CNPJ da Unimed JP (08.680.639/0001-77) e o nome do favorecido. No caso da Unimed JP, é utilizada a Razão Social “Unimed João Pessoa Cooperativa de Trabalho Médico”. Se, ao fazer a leitura do código de barras, não identificar a Unimed João Pessoa como “emissor”, não efetue o pagamento;
– Erro na leitura do código de barras: este é um sinal de alerta de golpe, obrigando o usuário a copiar o número do boleto;
– Se o cliente perceber que caiu em um golpe, deve procurar qualquer delegacia de João Pessoa e registrar Boletim de Ocorrência;
– Caso constante a situação de golpe, no mesmo dia é possível solicitar ao banco o cancelamento do pagamento.