Skip to content Skip to footer

Gualter Ramalho é empossado na Academia Paraibana de Medicina

Gualter Ramalho é empossado na Academia Paraibana de Medicina

O anestesiologista e presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, é o mais novo integrante da Academia Paraibana de Medicina (Apmed). Ele tomou posse sexta-feira (4) à noite na cadeira de número 31. A sessão foi realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e teve entre os convidados médicos, familiares e amigos das mais diversas áreas.


A solenidade foi aberta pelo presidente da Apmed, João Gonçalves de Medeiros Filho. “Gualter Lisboa Ramalho é um jovem médico que muito tem contribuído para a medicina do nosso Estado, seja no exercício da profissão ou na liderança de órgãos e entidades médicas. Sua trajetória é um exemplo de força, garra e perseverança”, declarou.


A saudação ao novo acadêmico ficou sob a responsabilidade do médico João Modesto Filho, membro titular da Apmed e amigo desde o curso de medicina. “Na época de estudante, Gualter já se distinguia pela perseverança e caráter. Notava-se como sabia combinar inteligência com trabalho e aglutinação”, lembrou.

João Modesto também ressaltou a importância da família na vida de Gualter Ramalho – que é filho do advogado, professor e compositor Luiz Ramalho e de Maria Jayra Lisboa Ramalho – e o desempenho no enfrentamento à pandemia de covid-19. “Gualter e sua equipe [na Unimed João Pessoa] foram verdadeiros heróis”, afirmou.


EMOÇÃO E HOMENAGENS

Gualter Ramalho contou que decidiu fazer medicina por perder o pai, aos 13 anos de idade, para a leucemia, escolhendo atuar no controle da dor, principalmente a de origem oncológica. Emocionado pela lembrança, ele foi acompanhado no restante do discurso pelos filhos Luiz e Isabela.

O médico afirmou que ingressa na Apmed para contribuir com o resgate da medicina humanística, a partir de princípios e valores inalienáveis. A cadeira 31 tem como patronesse a médica Neuza de Andrade Marinho e foi ocupada antes de Gualter Ramalho pelo médico Gutemberg Pessoa Botelho. “Tenho a honra de estar ingressando nessa renomada Academia e poder contribuir com a medicina humana, sua evolução e o resgate dos valores do exercício da medicina com ética e dignidade”, enfatizou.

A entrega dos distintivos da Apmed – pelerine e colar acadêmico – foi feito pela esposa Tarciane Ramalho e pela filha Isabela. “Durante a pandemia, entre tantas incertezas, vimos crescer esse herói incansável, que é Gualter, um homem que por onde passa deixa muito ensinamento de força, de amor, de bondade”, afirmou Tarciane Ramalho, que também é médica. Após fazer o juramento, Gualter Ramalho recebeu o diploma de posse do secretário-geral da Apmed, acadêmico Paulo Germano.

Fundada em 19 de dezembro de 1980, a Apmed é composta por 40 membros titulares e 12 eméritos. A academia tem como finalidade contribuir para a divulgação do conhecimento médico-cultural, dos valores éticos e históricos, o aperfeiçoamento do ensino médico e a melhoria da saúde da população.


CURRÍCULO

Gualter Ramalho formou-se em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1993, optando pela especialidade de anestesiologia. Mas logo foi ampliando e complementando a sua atuação com especializações em acupuntura e tratamento da dor. A formação inclui títulos de especialista e doutorado, que o tornaram referência na área na Paraíba.

Além do trabalho como médico, Gualter Ramalho se destaca como liderança no cooperativismo. Paralelamente ao trabalho na Unimed JP, também é presidente da Unimed Federação Paraíba; membro do Conselho Confederativo da Unimed do Brasil; e membro do Conselho de Administração da Central Nacional Unimed (CNU).

Como liderança médica, já atuou na Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA); na Sociedade de Anestesiologia do Estado da Paraíba (SAEPB), que presidiu por dois mandatos; e no Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), entre outras entidades e instituições da área.

O conhecimento adquirido nesses quase 30 anos de profissão não ficou restrito ao cuidado com os pacientes. Ele é compartilhado por Gualter Ramalho com os futuros médicos formados na UFPB, onde é professor adjunto da disciplina de Anestesiologia.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.