Skip to content Skip to footer

Instituto Nelson Wilians e ARCA formam jovens para o mercado de trabalho da Paraíba

Instituto Nelson Wilians e ARCA formam jovens para o mercado de trabalho da Paraíba

Iniciativa ajudar a combater o desemprego, que atinge 55% dos jovens brasileiros com idades entre 14 e 24 anos

Um projeto social do Instituto Nelson Wilians (INW), desenvolvido em parceria com a organização social ARCA (Associação Recreativa Cultural e Artística), tem contribuído para aumentar a inserção de jovens no mercado de trabalho da Paraíba. A iniciativa já formou 49 jovens e tem como objetivo capacitar 100 paraibanos até o final deste ano, em Informática e nas qualificações oferecidas pelos projetos Compartilhando Direito e Potencialize, desenvolvidos pelo INW. O objetivo é que os participantes adquiram as competências necessárias para uma inserção eficaz no mercado de trabalho e para o exercício mais ativo da cidadania.

A ação ajuda a combater um dos problemas sociais mais graves do Brasil, que é o desemprego entre esse público. Segundo a pesquisa Empregabilidade do Jovem, publicada pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho, 55% dos jovens brasileiros entre 14 e 24 anos de idade estão sem emprego. Esse dado é alarmante, principalmente pelos desafios de garantir inclusão produtiva aos jovens do país.

Na Paraíba, onde um quarto da população é constituída por jovens, de acordo com a FGV Social, a partir das estimativas e projeções do IBGE 2018, o desafio da empregabilidade e da inclusão produtiva é ainda mais presente.

O depoimento de Marryhellen Fernandes, participante do projeto Potencialize, ilustra o impacto transformador da parceria entre o INW e a ARCA: “O Potencialize está abrindo minha mente, meu caminho profissional e me ajudando a voltar para o mercado de trabalho com mais qualificação. Essa oportunidade é única e eu agarrei com muita força. Sem esse curso eu não conseguiria sair de onde eu estava. Me deu muita coragem”.

“Para o Instituto Nelson Wilians, investir em inclusão produtiva é uma estratégia fundamental no combate à pobreza e à desigualdade social, garantindo efetivamente o exercício pleno da cidadania e a geração de trabalho e renda estáveis, duradouros e dignos para populações em situação de vulnerabilidade”, ressalta Anne Wilians, presidente do INW.

Projetos

Além da formação profissional em informática, a iniciativa oferece oportunidade de capacitação profissional para os jovens através do projetos Compartilhando Direito e Potencialize. O primeiro é uma tecnologia social que tem como foco a promoção da cidadania, dos direitos humanos e da cultura da legalidade. Utilizando uma metodologia única de educação para a cidadania, o projeto visa democratizar o acesso ao conhecimento jurídico e estimular a participação ativa na sociedade.

Já o Potencialize é uma tecnologia social orientada para a inclusão produtiva através da capacitação profissional em Negociação, com um enfoque particular no segmento de Recuperação de Crédito. Este setor, que vem crescendo rapidamente no Brasil, apresenta uma oportunidade única de emprego para os jovens.

Sobre o Instituto Nelson Wilians

O Instituto Nelson Wilians (INW) é o investimento social do Nelson Wilians Advogados e do Nelson Wilians Group. A organização atua pela democratização de oportunidades e a mitigação das desigualdades sociais existentes no país. Em 2024, o INW completou sete anos de atuação e conta com mais de 70 mil pessoas impactadas diretamente com os projetos promovidos pela organização.

Sobre a ARCA

A Associação Recreativa Cultural e Artística é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos cuja missão é contribuir para o desenvolvimento humano de pessoas socialmente vulneráveis através da atuação nas dimensões social, educacional e profissional, exercendo o controle social de políticas públicas priorizando crianças, adolescentes e jovens numa perspectiva de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.