O presidente do Sindojus-PB e vice-presidente legislativo da Afojebra, Joselito Bandeira Vicente, foi um dos palestrantes do Congresso dos Oficiais de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, realizado ontem e hoje no Fórum Central da Comarca da Capital. Em sua participação, ele propôs estratégias para o fortalecimento da carreira no cenário nacional, abordando a luta contra o esvaziamento e a possível extinção do cargo de Oficial de Justiça.
“Enfatizei a questão da necessidade do engajamento político da categoria, independente de bandeiras partidárias, tem que se deixar de lado essa polarização política e pensar no oficial de justiça, pensar de forma corporativa, pensar no oficial de justiça e apoiar quem nos apoia” , afirmou.
Ele também destacou a necessidade de apoio às instituições e às entidades representativas da categoria, que precisam ter o apoio, “porque quanto mais forte a categoria, quanto mais forte a entidade, com a participação efetiva de toda a categoria, mais fortes ficam as nossas lutas e mais fácil de se ter resultados”, concluiu, acompanhado do diretor do Sindojus-PB, Iran Lordão (cultura) reforçando o compromisso com a representatividade e a valorização da categoria.
Com o tema principal “Oficial de Justiça na Era Digital: Modernização, Humanização e Efetividade”, o Congresso teve como foco discutir o papel dos OJ’s diante dos avanços tecnológicos. O evento buscou promover a modernização da atuação profissional aliada à humanização e à efetividade jurisdicional, conciliando inovação digital com práticas que garantam a valorização da função.
Nomes de peso
Além de Joselito Bandeira, o Encontro contou com a presença de nomes de peso como deputado federal Coronel Meira (PL-PE), presidente da Frente Parlamentar Mista dos Oficiais de Justiça, e Mário Neto, presidente da Afojebra, com os quais discorreu em palestra sobre o tema: “O fortalecimento da carreira no cenário nacional através das estratégias de luta contra o esvaziamento e extinção do cargo”.
As palestras trouxeram à tona os principais desafios enfrentados pela categoria no atual contexto, com destaque para o reconhecimento do risco da atividade, tema de um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional. Uma delas foi proferida pelo conselheiro do CNJ, João Paulo Shoucair sobre “O Papel dos Oficiais de Justiça na Transformação Digital do Judiciário”.
TJRJ presente
Aliás, o Judiciário estadual carioca participou do Encontro, representado pelos desembargadores-presidente e corregedor-geral de justiça, Ricardo Couto e Cláudio Brandão de Oliveira. Ambos disseram que iriam fazer tudo para melhorar o que fosse possível para os OJ’s do RJ e reavaliar a questão do auxílio alimentação, para majorar o valor do benefício.
Além de Joselito Bandeira Vicente, OJ’s de vários estados também enriqueceram o Congresso palestrando: Edvaldo Lima e Izabel Dutra (PA), Sandro Silva e Claudete Pessoa (RJ), Gustavo Macêdo (AL), Vanessa Régis Costa (BA), Renato Fernandes de Oliveira e Vagner Oscar de Oliveira (SP), e Andressa Assis (PE)
Os participantes também puderam acompanhar debates e momentos de interação, que proporcionaram a troca de experiências e o fortalecimento da união entre oficiais de justiça de diferentes regiões do país. Questões como a atuação híbrida, os impactos da tecnologia e a necessidade de adaptação institucional foram amplamente discutidas, em um ambiente voltado à construção de soluções e ao engajamento coletivo.
O evento que teve o apoio do Sindojus-PB e da Afojebra, contou ainda com atividades acadêmicas, institucionais e culturais.