Skip to content Skip to footer

Logística 4.0 impulsiona a liderança feminina no transporte de cargas 

Logística 4.0 impulsiona a liderança feminina no transporte de cargas 

À medida que a tecnologia continua evoluindo, a Logística 4.0 está encorajando as mulheres se destacarem no mercado

No mundo dinâmico da logística moderna, a era tecnológica trouxe consigo um advento transformadora para o setor, a logística 4.0, uma evolução tradicional impulsionada pela transformação digital e pela adoção de sistemas inteligentes e conectados. 

Evidenciando que o movimento bem como redefine os processos de cadeia de suprimentos, mas também está abrindo novas oportunidades para as lideranças femininas de empresas do transporte de cargas. 

“A área está testemunhando uma mudança significativa à medida que mais mulheres assumem papéis de liderança e contribuem para a inovação e eficiência operacional”, comenta Selly Costardi Sayed, presidente da Viktoria. Cargas, empresa do ramo logístico multimodal. 

Além disso, a Logística 4.0 está proporcionando flexibilidade no trabalho, permitindo que mais mulheres equilibrem suas responsabilidades profissionais de maneira eficaz. Com ferramentas digitais que ofereçam transparência e controle sobre as operações, criando modelos de negócios e redesenhando práticas antigas para refletir uma abordagem colaborativa.

Para a executiva, a medida avançada do futuro logístico para a inovação digital, a cultura da logística 4.0 não só reflete a evolução tecnológica, mas também estimula a igualdade de gênero.

“À medida que avançamos para um futuro impulsionado pela inovação, a Logística 4.0 não é apenas uma evolução tecnológica, mas também um catalisador poderoso para a igualdade de gênero. Ao empoderar mulheres e moldar o futuro da logística, estamos construindo um setor mais diversificado, resiliente e preparado para os desafios do século XXI.”, revela.

Para oferecer uma perspectiva aprofundada sobre o assunto, Selly compartilha a sua análise sobre os benefícios da Logística 4.0 para o transporte de cargas. São elas: 

Implementação de IoT

A implementação de IoT (Internet das Coisas) na logística tem revolucionado a forma como o transporte de cargas é gerenciado, na questão da coleta e compartilhamento de dados em tempo real, permitindo uma gestão inteligente e eficiente da cadeia de suprimentos.

 “Com a precisão dos dados sobre o tráfego, condições meteorológicas e estado das estradas, as empresas podem otimizar rotas e planejar o uso eficiente da frota, reduzindo custos operacionais e melhorando os prazos de entrega”, conta Selly.

Integração de Sistemas

A integração de sistemas ajuda a eliminar redundâncias e desperdícios, reduzindo assim os custos operacionais. “Ao automatizar processos e simplificar a gestão de estoque e transporte, haverá economia de tempo e recursos significativos na operação”, discorre. 

Rastreamento e Visibilidade

O rastreamento e a visibilidade no transporte de cargas são fundamentais para garantir operações eficientes, seguras e transparentes ao longo do prazo. “Utilizando tecnologias como GPS ou RFID, o rastreamento em tempo real permite que as empresas saibam onde estão suas cargas a qualquer momento. Isso é essencial para monitorar o progresso das entregas e prever os tempos de chegada”, pontua. 

Machine Learning

O machine learning (ML) é o subconjunto da inteligência artificial (IA) que focaliza na construção de sistemas que aprendem ou melhoram o desempenho, com base nos dados que consomem. Dentro do transporte de cargas não é diferente, essa ferramenta processa dados de rastreamento em tempo real para monitorar o status das remessas e prever possíveis atrasos. “O machine learning não transforma a maneira como gerenciamos dados no transporte de cargas, mas capacita as empresas a monitorar em tempo real o status das remessas e antecipar problemas, promovendo uma logística inteligente e eficaz “, explica. 

Blockchain

O blockchain está emergindo uma tecnologia disruptiva no transporte de cargas, oferecendo benefícios significativos em termos de segurança, transparência e eficiência. “Devido à sua natureza descentralizada e segura, o blockchain reduz o risco de fraudes e falsificações no transporte de cargas. Os registros blockchain são à prova de alterações, o que impede a manipulação de informações sobre a origem, destino, condições e histórico das mercadorias”, acrescenta Selly.

Em sua última análise, Selly aponta que a logística 4.0 não só otimiza as operações diárias, mas também posicionam as empresas de transporte para competir de forma mais eficaz em um ambiente cada vez mais interconectado.

“Vejo que a logística 4.0 está revolucionando o transporte de cargas ao integrar tecnologias avançadas que não apenas aumentam a eficiência operacional, mas também promovem um posicionamento estratégico de empresas para o mercado.”, finaliza. 

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.