Será que é só calçar um tênis e correr? No episódio do Sem Contraindicação desta semana, o videocast da Unimed João Pessoa, a apresentadora Linda Carvalho recebeu o ortopedista Remo Soares e o endocrinologista João Modesto para um bate-papo sobre os benefícios e as orientações sobre como praticar a corrida de forma segura e aproveitar os benefícios desse esporte. No Brasil, foram realizadas mais de 150 mil provas de rua em 2023 e, estima-se, que o país tenha mais de 13 milhões de corredores, segundo dados da Associação Brasileira de Corrida de Rua.
Durante a conversa, os médicos falaram sobre a importância das pessoas buscarem apoio de profissionais da saúde antes de começar qualquer atividade física, incluindo a corrida. É preciso ficar atento à nutrição, necessidade de suplementação e hidratação, conforme explica o endocrinologista João Modesto. “A hidratação é fundamental e aí têm tabelas para a idade e atividade física de quanto o indivíduo deve fazer a ingestão hídrica – que não precisa ser só água, mas principalmente água”. Ele ainda reforçou que o exercício pode ser praticado em qualquer idade, mas sempre com orientação.
Por sua vez, o ortopedista Remo Soares falou sobre a importância do atleta amador ouvir o seu corpo, com relação a incômodos, necessidade de alimentação e da disposição durante a prática da corrida. Entre outras recomendações, ele alertou sobre a avaliação médica, incluindo cardiologista. “Inicialmente, precisa fazer uma avaliação médica com um cardiologista para ver que realmente está apto. Isso ai é uma questão de segurança e é muito importante”, complementou.
O médico também sugere que o corredor iniciante comece aos poucos, com percursos mais curtos, antes de partir para corridas de longa distância. “Você não pode começar a correr e já pensar em fazer 10, 21 quilômetros. Que faça, três, cinco, seis e, daqui a pouco, estará fazendo percurso que quer”, disse.
EPISÓDIOS SEMANAIS
O Sem Contraindicação vai ao ar toda quinta-feira sempre com um novo episódio. O conteúdo é publicado no YouTube e no Spotify. Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed João Pessoa, que conta com uma seção exclusiva do videocast, onde é possível sugerir temas e interagir com a equipe de Comunicação da Unimed JP, responsável pela produção.