Curtidas, seguidores, comentários e engajamento. Os bancos comerciais estão presentes nas redes sociais e em busca de bons resultados nas plataformas on-line. Um levantamento feito pela agência Ativaweb, divulgado em parceria com a Múltipla Comunicação, mostrou que o Itaú foi o banco com os melhores índices quando se fala em comportamento nas redes do grupo Meta, que incluem Facebook e Instagram.
O banco brasileiro liderou a taxa média de curtidas, ultrapassando 6 milhões de likes. O Itaú é também o banco com maior número de comentários por publicação, com uma média de 730 comentários por post. O destaque vai ainda para o impacto, sendo o banco o que teve maior índice, atingindo 40 mil usuários em seu melhor dia.
O balanço também mostrou que o Nubank é a instituição financeira com maior número de seguidores, com quase três milhões de seguidores. A Caixa Econômica ficou na segunda posição, sendo acompanhada por 2,3 milhões de contas. No engajamento, o Banco do Brasil teve a melhor taxa, de 0,63%, seguido pelo Itaú (0,62%).
“O estudo ressalta a importância da maturidade digital para as instituições bancárias em um mundo cada vez mais conectado. Além de possuir um grande número de seguidores, é crucial que os bancos se concentrem em engajar e interagir com seu público de forma significativa. Investir em tecnologias que melhorem a experiência do cliente e criar conteúdos relevantes são estratégias essenciais para fortalecer a presença digital e manter um relacionamento próximo com os clientes”, avaliou o CEO da AtivaWeb, Alek Maracajá.
Estudo – O estudo da Ativaweb analisou a presença digital e o engajamento dos principais bancos do Brasil nas redes sociais META (Facebook e Instagram). Foram coletados dados de seguidores, taxas de engajamento, média de curtidas, média de comentários e impacto nos dias de maior atividade para dez instituições bancárias: Caixa Econômica, Banco do Brasil, Nunank, Itaú, Bradesco, Santander, Iter, C6 Bank, Banco do Nordeste e BTG Pactual.
Parceria – A Agência Ativa Web – Ecossistema de Marketing, e a Múltipla Comunicação lançaram um novo projeto que trará matérias com pesquisas sobre a influência de políticos, instituições, presença na web, avaliação de órgãos públicos e temas da atualidade, com o objetivo de oferecer conteúdos relevantes e atualizados para à população.
Confira os dados:
Número de curtidas (média)
Caixa Econômica- 1.518,30
Banco do Brasil – 4.092,90
Nubank – 3.746,20
Itaú – 6.233,60
Bradesco – 2.637
Santander – 3.606,30
Inter – 3.418,80
C6 Bank – 607,70
Banco do Nordeste – 596,60
BTG Pactual – 847,60
Taxa de Engajamento
Caixa Econômica – 0,08%
Banco do Brasil -0,63%
Nubank – 0,15%
Itaú – 0,62%
Bradesco – 0,48%
Santander – 0,47%
Inter – 0,42%
C6 Bank – 0,1%
Banco do Nordeste – 0,36%
BTG Pactual – 0,14%
Taxa média de comentários
Caixa Econômica – 244,60
Banco do Brasil – 188,70
Nubank – 711,60
Itaú – 730
Bradesco – 312,10
Santander – 445
Inter – 224,30
C6 Bank – 181,10
Banco do Nordeste – 43,40
BTG Pactual – 42,10
Assessoria