Os cuidados com a visão começam ainda na infância, com o “Teste do Olhinho”, mas a atenção com a saúde ocular deve continuar ao longo da vida, sobretudo para a prevenção ou detecção precoce de doenças. Esse é o tema do videocast da Unimed João Pessoa desta semana.
De acordo com o oftalmologista Eduardo Dália, em uma consulta de rotina é possível identificar sinais de problemas oculares e também de outras doenças, como a hipertensão. “O olho, na verdade, é um grande biomarcador”, disse o médico. Ele acrescentou ainda que a avaliação do globo ocular vai além do exame da refração, para saber o grau. “Existem várias doenças que podem acometer a saúde do olho e, em um primeiro momento, ser silenciosa”, acrescentou o médico.
Além de citar os sinais das doenças mais comuns que afetam os olhos, como a catarata e o glaucoma, os convidados também fizeram alertas para medidas preventivas, como não coçar os olhos, ter cuidado com a higienização de lentes de contato, usar óculos de sol com filtro de proteção UV e reduzir o tempo de exposição da visão às telas.
“O uso excessivo de telas e formas de iluminação (forte) pode fazer com que você fique com os olhos abertos por mais tempo e desencadear a síndrome do ressecamento ocular. Então, é importante está sempre piscando os olhos, que melhora a lubrificação, assim como você pode lançar mão do uso de colírios lubrificantes, sobretudo durante esses horários de trabalho e exposição prolongada”, reforçou a oftalmologista Ana Elisabeth Melo.
SAÚDE E BEM-ESTAR
O videocast da Unimed João Pessoa tem episódios novos, toda quinta-feira, sempre com temas relacionados à saúde e bem-estar para a promoção da qualidade de vida.
Os episódios são publicados no Youtube e Spotify. Além disso, o conteúdo está disponível no Portal Unimed João Pessoa, que tem uma seção exclusiva para o videocast. Por esse canal, também é possível interagir e enviar sugestões de pautas para a equipe responsável pela produção.