O município de Sonora, no Mato Grosso do Sul, sediará o Aberto do Brasil de Xadrez, de amanhã a ao próximo domingo (16), válido pela 11ª etapa do Circuito Nacional. A expectativa da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) é de fechar o primeiro semestre com 13 etapas e encerrar o ano com 24 etapas, superando os anos de 2022 e 2023. Além disso, a CBX ministrará um curso de arbitragem com gratuidade para o público feminino.
“O primeiro semestre de 2024 está sendo muito produtivo, com muitos eventos, serão 13 etapas em seis meses, mais de duas por mês, reunindo provavelmente mais de mil enxadristas no Circuito Nacional, caminhando a passos fortes em busca de nossa meta de 24 etapas ao término do ano”, revelou o presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, que mais que dobrou a premiação deste ano para R$ 30 mil.
As dez etapas já realizadas do Circuito Nacional começaram em janeiro com três Abertos do Brasil nas cidades de Criciúma/SC, Florianópolis/SC e São Paulo/SP. No mês de fevereiro, foram sedes as cidades de Araraquara/SP e Natal/RN, no mês de março em João Pessoa/PB, e Rio de Janeiro/RJ e Palmas/TO em abril. As cidades de Poços de Caldas/MG e Boa Vista/RR receberam as etapas em maio.
Para este mês, além de Sonora/MS, estão agendados o Aberto do Brasil de Marabá/PA, de 14 a 16, válido pela 12ª etapa, e o Aberto do Brasil de Matinhos, no Paraná, que vai acontecer de 23 a 30 de junho, válido pela 13ª etapa. Até o momento, o Circuito Nacional de Xadrez já reuniu 950 enxadristas.