Skip to content Skip to footer

Anuário da Comunicação Corporativa será lançado nesta terça-feira, 16 de maio, às 12 horas

Anuário da Comunicação Corporativa será lançado nesta terça-feira, 16 de maio, às 12 horas

Após seis meses de produção, chega ao mercado nesta terça-feira, 16 de maio, a versão digital da edição 2023 do Anuário da Comunicação Corporativa, publicação da Mega Brasil Comunicação apoiada institucionalmente por Aberje e Abracom e que recebeu o apoio publicitário de quase 80 organizações.

O evento virtual de lançamento será no programa Comunicação S/A, ancorado por Marco Rossi, diretor da Mega Brasil, às 12 horas. O link para acesso é https://portal.megabrasil.com.br/anuario

A versão digital é gratuita e poderá ser acessada diretamente no site da Mega Brasil, a partir das 18 horas desta terça-feira, dia 16 de maio. Já a edição impressa, para colecionadores, que tem lançamento programado para o final do mês, terá exemplares comercializados pelo valor R$ 120,00, mais custos de postagem.

Com quase 400 páginas, a edição 2023 do Anuário da Comunicação Corporativa apresenta, entre seus destaques, a nova edição do Ranking das Agências de Comunicação, este ano contando com a participação de 221 agências ou grupos de agências de comunicação, bem como os resultados da Pesquisa Mega Brasil, com os principais indicadores setoriais, nos campos econômico e social.

O caderno editorial transita pelas várias vertentes da comunicação corporativa, mergulhando no mundo das agências e das áreas de comunicação de empresas e organizações públicas. “A reportagem que abre esse caderno”, destaca a editora executiva Adriana Teixeira, “é um grande mosaico das agências de comunicação do Brasil, montado a partir dos depoimentos de 75 empresários e executivos do setor. Temos ali um minucioso panorama dos principais acontecimentos que têm impactado essa próspera atividade, incluindo o que podemos chamar de dores do crescimento. Ou seja, mostramos os contrastes entre o otimismo, que garantiu o recorde histórico de desempenho do setor em 2022 e que dá mostras de que 2023 será também muito bom, e as pedras que ainda insistem em atravancar o caminho das agências”, diz Adriana.

Ela também fala das outras reportagens especiais produzidas para a nova edição do Anuário: “São dez reportagens de fôlego, mostrando o estado da arte da comunicação corporativa em temas como ESG, Redes Digitais, Diversidade, Carreiras, Inovação, Novos Negócios, Gestão de Crise, Fronteiras da Comunicação, Comunicação Pública e um mergulho nos 20 anos de história da Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação)”.

Pesquisa Mega Brasil reúne 221 agências de todo o País

Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação reuniu, neste ano, 221 empresas de todos os portes e de todo o País. Maurício Bandeira, diretor do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, que a coordenou, lembra de pontos relevantes que o trabalho apresenta ao mercado, “entre eles o segundo levantamento étnico-racial do segmento das agências; um primeiro olhar sobre políticas afirmativas nesse mesmo ambiente empresarial em relação às comunidades LGBTQIAP+; e um levantamento inédito sobre as preferências dos empresários de comunicação corporativa em relação às redes sociais”.

O levantamento mostra ainda uma forte presença de jornalistas na atividade, superior a 50% de toda a força de trabalho; o expressivo predomínio de mulheres, que dominam mais de 70% dos postos de trabalho; a retomada do otimismo entre os empresários; a consolidação do trabalho híbrido, com ganhos definitivos para o home office; e a aposta do setor numa maior aproximação com a área de marketing, entre outros aspectos pesquisados.

Outras informações com o publisher Eduardo Ribeiro (eduribeiro@megabrasil.com.br) ou com a editora executiva Adriana Teixeira (adrianateixeira@megabrasil.com.br).

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.