“Votarei contra qualquer iniciativa de aumentar impostos e onerar empresas e consumidores na expansão da energia solar e eólica”. A garantia foi dada ontem por George Morais, único deputado estadual a participar do 1° Fórum Paraibano de Energia Solar, realizado ontem à tarde no auditório do Sebrae-PB, em João Pessoa.
A declaração foi dada durante mesa-redonda em que ele participou junto ao presidente da Cinep, Rômulo Polari; à secretária estadual de meio ambiente, Rafaela Camaraense; ao professor e diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB, Euler Macedo e a Bayron Silveira, presidente da Associação Paraibana de Energia Solar, entidade que promoveu o evento.
Ratificação de compromisso
George, que também é presidente da Frente Parlamentar de Infraestrutura Energética da Paraíba, enfatizou a importância do debate acerca do assunto para o desenvolvimento do Estado e ratificou o compromisso com a busca incessante para implementação de políticas públicas voltadas a incentivar e democratizar o acesso à energia limpa.
Ele costuma destacar que a essência da Frente é justamente, viabilizar o acesso à energia de maneira segura, por preço justo e sustentável, que irá gerar empregos e oportunidades de bons negócios, a exemplo do que já ocorre na região polarizada pelo município de Santa Luzia, que tem previsão de investimentos de bilhões de reais na geração de energia eólica.
O encontro foi prestigiado por outras personalidades, a exemplo do presidente da Associação Nordestina de Energia Solar, Daniel Lima; do vice-presidente do Movimento Solar Livre, Wedson Silva; e do vice-presidente (Rafael Targino) e diretor de comunicação (Caíque Cavalcante) da APBSOLAR.