A retomada das atividades do Tambaú Hotel – um dos maiores icônicos empreendimentos hoteleiro do Nordeste, localizado em João Pessoa (PB) – ainda não tem uma data definida e, pelo andar do processo de disputa pela posse entre dois grupos – um da Paraíba e outro do Rio Grande do Norte -, só deve acontecer em meados de 2024/2025.
A posse do Tambaú Hotel está sendo disputada pelos grupos AG Hotéis (RN) e Ampar Hotelaria e Participações LTDA. (PB), que participaram do leilão do empreendimento ocorrido no Rio de Janeiro (RJ), em fevereiro de 2021, em segunda praça. O resultado foi questionado na Justiça carioca pela Ampar, que ganhou o direito de posse.
Entre idas e vindas na Justiça, com recursos dos dois lados, atualmente a ação está em decisão de recurso em Brasília e, conforme opinião de especialistas ouvidos pelo TURISMO EM FOCO, a decisão deve ocorrer até o final de 2024, início de 2025, no máximo.
Na semana passada, em nota oficial, o Ampar informou que, em decorrência das ações judiciais que tramitam na Justiça, em Brasília, tentando anular o processo de posse do empreendimento, só irá retomar as obras de recuperação da estrutura do Tambaú “de forma muito responsável… e com a devida segurança jurídica”. “Portanto, a empresa paraibana aguarda uma última decisão judicial para poder se tornar proprietária definitiva do Hotel Tambaú.”
De acordo com a nota, todo o terreno do Hotel Tambaú encontra-se fechado por tapumes, com monitoramento por câmeras 24 horas em todo o seu entorno, havendo também uma segurança interna, e um grupo de trabalho que todos os dias abre e fecha as dependências do Hotel Tambaú para levantamentos técnicos. “Portanto, é inverídica a informação que o Hotel Tambaú atrai a marginalidade ou serve de ponto de consumo de drogas, ou qualquer outra coisa”.
Salão do Artesanato Paraibano será no estacionamento do Hotel
Informando que a empresa trabalha e está interessada no desenvolvimento econômico e turístico da Paraíba, cedeu o estacionamento do Tambaú Hotel para a realização do Salão do Artesanato da Paraíba, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba.
“Pela própria condição que ostenta, pela arquitetura histórica, e o local em que foi construído o Hotel Tambaú, a Ampar deseja que a decisão judicial venha a confirmar o resultado do leilão, garantindo a Amapar todos os direitos sobre o imóvel, para o início imediato das obras necessárias de recuperação do Hotel Tambaú, que voltará a ser o grande orgulho de todos os paraibanos.”
Fábio Cardoso