Skip to content Skip to footer

Programa Bilíngue ganha destaque na educação infantil

Programa Bilíngue ganha destaque na educação infantil

Pesquisas provam que a imersão em mais de um idioma, ainda na primeira infância, vai impactar positivamente o desenvolvimento linguístico e cognitivo da pessoa

O Programa bilíngue tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, atraindo a atenção dos pais, que se animam com a possibilidade de seus filhos aprenderem dois idiomas, geralmente em português e inglês. A Associação Brasileira de Ensino Bilíngue (ABEI) estima que houve um aumento entre 6% e 10% no número de escolas bilíngues por todo país, no último ano. Segundo especialistas, a educação infantil é o melhor momento para iniciar o contato com um outro idioma por também ser o período em que mais informações são absorvidas, principalmente as relacionadas a comportamento e rotina. A neurociência ainda mostra que a imersão em mais de um idioma, ainda na primeira infância, vai impactar positivamente o desenvolvimento linguístico e cognitivo. Pensando nisso, o Colégio Primeiro Mundo, em João Pessoa, oferece o Programa Bilíngue opcional para crianças desde o início do desenvolvimento da fala, até o 5º ano.

Investir em um novo idioma durante a primeira infância, afeta positivamente a memória e a atenção, isso porque entre os 0 e 6 anos é o período em que o cérebro mais realiza conexões e consequentemente acolhe melhor o conhecimento. Para Aldimar Wanderley, diretora e fundadora do Colégio Primeiro Mundo, o incentivo a outras línguas é algo muito importante na educação e desenvolvimento dos alunos, não apenas no bilinguismo, mas no raciocínio lógico e capacidade de adaptação. “É encantador observar crianças tão novas e tão abertas ao conhecimento. Elas aprendem muito rápido e consequentemente nos ensinam também. Muitos pais contam felizes a grata surpresa de ver os filhos dominando um idioma que por vezes nem os responsáveis sabem”, contou.

Como funciona – No Primeiro Mundo, os alunos que fazem parte do Programa Bilíngue possuem uma hora-aula há mais para o aprendizado de Inglês, com atividades dinâmicas, adequadas às idades e que englobam frases e expressões usuais no cotidiano. As atividades são realizadas com auxílio de ferramentas diversificadas, como músicas, jogos, brincadeiras, sites e livros, na intenção de que o aprendizado ocorra de maneira natural. Para Sibelle Rodrigues, mãe de Felipe (5) e Rafael (3), as crianças adoram o contato com a língua inglesa e as aulas. “Eles estão encantados por aprender algo novo e diferente! Já percebo uma variedade no vocabulário e melhorias na pronúncia. Acredito que por poder proporcionar um contato tão cedo com o idioma ajudará muito no aprendizado”, explicou.

Já para Ana Santos, mãe de Nina (5), a busca por um novo idioma para a filha começou quando a pequena ainda tinha dois anos, e desde então ela foca em proporcionar o contato com a língua inglesa. “Eu fui instruída muito cedo sobre os benefícios de colocar Nina para fazer Inglês e assim prossegui. Noto que ela gosta muito das aulas, tem interesse na língua, pede para ler livros em Inglês, conversa comigo neste idioma e reconhece palavras em músicas”, contou Ana.

As aulas do ensino bilíngue são restritas aos alunos do colégio. Para saber mais sobre o Colégio Primeiro Mundo, o telefone é (83) 3031-4008 ou (83) 98771-4848. O Instagram é @colegio1mundo .

Show CommentsClose Comments

Leave a comment