O Nordeste tem cada vez mais protagonismo entre os jovens que chegam ao Programa de Bolsas Líderes Estudar, iniciativa que oferece bolsas para estudantes de universidades de ponta no Brasil e no exterior para cobrir custos acadêmicos e/ou despesas pessoais durante o curso. Na turma de 2025, recém-anunciada pela Fundação Estudar, mais de 17% dos selecionados são da região, com destaque para a Paraíba, reforçando a presença de talentos que emergem de diferentes contextos e comprovando a potência da região.
Neste ano, foram milhares de candidaturas vindas de universidades brasileiras e estrangeiras de excelência. Apenas da Universidade de São Paulo (USP) partiram mais de 400 inscrições, além de 65 de Harvard e 45 de Columbia, entre outras instituições de referência mundial. A competitividade do processo seletivo fez com que apenas 0,4% dos candidatos fossem aprovados, um recorte que dimensiona a conquista dos jovens paraibanos que chegaram à lista final.
Entre eles estão Frankley Kaiky Maia Silva (Engenharia da Computação) e Rômulo Henrique Nascimento Duarte (Ciência da Computação), estudantes do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que desenvolvem pesquisas e projetos na área de inteligência artificial. A presença dos dois fellows traz a tradição de excelência da instituição, que já havia revelado outro nome de destaque: Itamar de Paiva Rocha Filho, primeiro fellow da UFPB, atualmente em Harvard, onde cursa mestrado em Engenharia e conduz pesquisas de IA.
“Fazer parte dessa rede tem sido uma experiência única, que me permitiu conhecer profissionais extraordinários e perceber que o que eu julgava impossível estava ao meu alcance. Por meio da Fundação Estudar, tive a oportunidade de conversar e ter contato direto com pessoas que lideram o centro de tecnologia brasileiro e mundial”, comenta Itamar.
O apoio da Fundação Estudar aos novos fellows cobre custos acadêmicos e despesas pessoais, como moradia, transporte, alimentação e livros. Além disso, os selecionados passam a integrar de forma vitalícia uma comunidade de talentos, com iniciativas e conexões que se traduzem em impacto para o Brasil.
Na turma de 2025, um dos pontos de destaque é o avanço da participação dos estados do Nordeste na categoria Tech Fellow, vertical voltada a estudantes da área de tecnologia. Junto com o Norte, a região soma 47% dos selecionados nesse eixo, praticamente o dobro da média histórica do programa, que girava em torno de 24%.
Desde 1991, mais de 900 pessoas foram selecionadas pelo Programa de Bolsas Líderes Estudar. A rede formada ao longo desses anos reúne profissionais que lideram transformações em ciência, empreendedorismo, política, cultura e tecnologia. Para Lucas Feres, gerente de atração e seleção de bolsistas da Fundação Estudar, a chegada de novos fellows do Nordeste, com destaque para estados como a Paraíba, é um marco importante.
“Cada jovem que chega ao programa traz uma história única e resultados impressionantes. Mas o que mais nos inspira é a ambição de transformar o Brasil, que aparece com muita força entre os estudantes desta turma. Nosso papel é impulsionar essas trajetórias, criando pontes e conexões que acelerem o potencial de impacto desses jovens. Quando eles crescem, o país cresce junto”, afirma.
Os 7 bolsistas da Fundação Estudar que atuam ou atuaram no Centro de Informática da UFPB se destacam pela participação em projetos que aplicam a tecnologia a problemas reais da sociedade. Neste ano, Frankley e Rômulo atuam em um projeto do centro junto à Secretaria Estadual da Fazenda, que aplica cruzamento de dados e modelos de inteligência artificial em imagens para o monitoramento de frotas de transporte de carga e à prevenção a fraudes e evasões fiscais.
Coordenadora do projeto, a professora Thaís Gaudencio, do Laboratório de Aplicações em Inteligência Artificial (ARIA), destaca o papel dos alunos do centro na inovação em diferentes setores na região: “Ver seis dos nossos alunos entre os sete fellows da Fundação Estudar com passagem pela UFPB é motivo de grande orgulho. Esse resultado mostra não apenas o nível de excelência e dedicação dos nossos estudantes, mas também a força da pesquisa e da inovação produzidas aqui na Paraíba. A Fundação Estudar tem um papel transformador na vida desses jovens, ampliando horizontes, conectando talentos e criando oportunidades reais de impacto. Para nós, do ARIA e da UFPB, é fundamental que o país reconheça o potencial que nasce nas universidades públicas do Nordeste e o quanto investir em educação e ciência muda trajetórias e transforma realidades.”
O Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, Claudio Furtado, destaca a sintonia do trabalho dos bolsistas com a evolução recente no cenário científico e tecnológico do estado. “O destaque dos estudantes paraibanos no processo seletivo da Fundação Estudar é um reflexo do amadurecimento do ecossistema de ciência e tecnologia do nosso estado. Projetos como os desenvolvidos no Centro de Informática da UFPB, que aplicam inteligência artificial em áreas estratégicas, evidenciam como nosso investimento em pesquisa e inovação tem gerado resultados concretos, frutos do esforço coletivo de nossas instituições, professores, pesquisadores e, principalmente, de nossos estudantes. Ver a Paraíba representada em uma rede de liderança tão qualificada como a da Fundação Estudar mostra que estamos no caminho certo, ou seja, formando profissionais capazes de competir em nível global, mas também comprometidos com a transformação local”.
Sobre a Fundação Estudar
A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que impulsiona o potencial de jovens talentos brasileiros a cada nova geração, para que liderem transformações relevantes nos mais diversos setores do país. Fundada em 1991, sua comunidade conta com mais de 900 fellows em diferentes fases de carreira, que receberam não apenas apoio financeiro para estudarem em instituições de excelência no Brasil e no exterior, mas também apoio vitalício para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Entre suas iniciativas, a Estudar também conta com o Prep Program, preparatório gratuito para estudantes do ensino médio que sonham ingressar nas melhores universidades do mundo, e um portal digital que democratiza informações de qualidade, inspirando milhares de jovens brasileiros a ambicionarem oportunidades de estudo em instituições de ponta no Brasil e no mundo. A Fundação Estudar reafirma, assim, sua missão de criar oportunidades para gente boa agir grande e transformar o Brasil.