Skip to content Skip to footer

Profissão de corretor de imóveis é das mais impactadas pela IA, aponta estudo

Profissão de corretor de imóveis é das mais impactadas pela IA, aponta estudo

A recente pesquisa da OpenAI sob o título Measuring the Performance of Our Models on Real-World Tasks, sobre o futuro do trabalho analisou 44 ocupações para medir o quanto a inteligência artificial já executa tarefas com desempenho comparável ao humano.

Entre as categorias analisadas, os corretores de imóveis aparecem em 19º lugar no ranking de 44 das profissões mais suscetíveis à automação, com 54% de aplicabilidade direta da IA em suas tarefas cotidianas. A estatística revela um cenário de mudança profunda no setor imobiliário, que passa a depender cada vez mais de ferramentas inteligentes para prospecção, análise de mercado e atendimento.

Redefinição de contornos

A OpenAI interpreta os números não como uma ameaça imediata, mas como um chamado à adaptação. Ao automatizar as tarefas repetitivas, a inteligência artificial abre espaço para que profissionais se dediquem ao que é essencialmente humano: a negociação, o planejamento estratégico e a tomada de decisão. No caso dos corretores, isso significa mais tempo para compreender o perfil do cliente e oferecer soluções personalizadas.

Ou seja, a IA não elimina o trabalho, mas redefine seus contornos. Cabe a empresas e profissionais transformar o impacto em oportunidade, incorporando a tecnologia como parceira na produtividade e na inovação.

As 44 profissões avaliadas incluem, entre outras, a exemplo de contadores, advogados, arquitetos, analistas de marketing, tradutores, professores, designers, médicos radiologistas, programadores, atendentes de call center, administradores, analistas financeiros, corretores de seguros, consultores de recursos humanos, farmacêuticos, técnicos de informática, bancários, publicitários, pesquisadores, revisores de texto, estatísticos, enfermeiros, advogados tributaristas, jornalistas, c, corretores de valores, projetistas, engenheiros mecânicos, assistentes jurídicos, analistas de dados, economistas, planejadores urbanos, agentes de viagens, analistas de crédito, professores universitários, profissionais de mídia, redatores, engenheiros elétricos e arquitetos paisagistas.

Confira a pesquisa clicando aqui

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.