Skip to content Skip to footer

HUAC-UFCG recebe novos equipamentos e reforça a assistência aos usuários SUS

HUAC-UFCG recebe novos equipamentos e reforça a assistência aos usuários SUS

Equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do hospital e por meio do Rehuf

O Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu novos equipamentos essenciais para o Setor de Farmácia Hospitalar e outros ambientes do hospital, reforçando a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram adquiridos 13 refrigeradores termolábeis (câmaras conservadoras), 94 suportes de soro com rodízios, nove ventiladores pulmonares mecânicos e oito micro-ondas. O investimento foi de cerca de R$ 874 mil, por meio de recursos próprios do hospital e do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).
“O HUAC-UFCG continua no processo de renovação do seu parque tecnológico, buscando incessantemente qualificar a assistência médico-hospitalar, por meio da aquisição de equipamentos modernos e eficientes, com o indispensável apoio do Governo Federal e da Ebserh”, destacou Homero Rodrigues, superintendente do HUAC.
Os refrigeradores termolábeis (câmara conservadora) permitem guardar medicamentos e outros insumos médicos seguramente, principalmente os de alto valor, utilizados na terapia enzimática. Estes equipamentos estão substituindo os refrigeradores simples (domésticos), inadequados para a guarda eficiente. Os refrigeradores termolábeis conseguem manter a refrigeração adequada, entre 2 °C e 8 °C, essencial para os medicamentos. Além disso, possuem baterias que permitem a sustentação da refrigeração mesmo em situações de falta de energia elétrica.
Foram adquiridos oito refrigeradores de 120 litros e distribuídos em diversas alas do hospital para guarda de medicações e insumos. Também chegaram cinco refrigeradores de 400 litros para armazenar medicações de alto valor na Dispensação Farmacêutica e na Farmácia Clínica, que necessitam de conservação em temperaturas específicas visando manter suas propriedades e eficácia. Os recursos para os refrigeradores foram oriundos do Rehuf.
Conforme a chefe do Setor de Farmácia Hospitalar, Tatiany Fernandes Quirino, a aquisição de câmaras frias destinadas ao armazenamento de medicamentos termolábeis representa um avanço relevante para a qualificação da assistência, a segurança do paciente e o atendimento às exigências sanitárias vigentes.
“Ressaltamos que a disponibilização desses equipamentos é fundamental para a manutenção da cadeia do frio, conforme as boas práticas de armazenamento de medicamentos, assegurando a qualidade, eficácia e segurança dos produtos, bem como a mitigação de riscos assistenciais e regulatórios”, complementou a farmacêutica. Segundo ela, o uso de equipamentos adequados possibilita a realização de medições de temperatura de forma contínua, segura e com registros sistematizados, atendendo aos requisitos de monitoramento, rastreabilidade e controle preconizados pela legislação sanitária.
Os suportes de soro com rodízios suprirão áreas prioritárias. Foram empenhados em 2025, no orçamento liberado naquele ano, e recebidos em janeiro último. Conforme explicou a chefe da Unidade de Patrimônio, Cláudia Valéria Fernandes, durante esse ano de 2026 serão adquiridos mais suportes com rodízios para atender todas as áreas do hospital. “Isso vai permitir que pacientes que estejam em uso de medicação intravenosa possam se locomover de forma mais fácil e segura, proporcionando conforto e auxiliando na recuperação dos pacientes, serviços de fisioterapia. Além disso, permitem o uso de até quatro bombas de infusão ao mesmo tempo”, disse.
Os micro-ondas de 34 litros foram adquiridos para complementação e substituição desses equipamentos no refeitório e na área de convivência, dessa forma, contribuirão para diminuir as filas no horário de refeição dos colaboradores. “A aquisição faz parte da diretriz da gestão de prover o bem-estar dos colaboradores”, acrescentou Cláudia Valéria.
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.  
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh
Tags: infraestrutura, equipamentos, gestão, assistência, huac-ufcg, ebserh,
Legenda da imagem: O investimento foi de cerca de R$ 874 mil.

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.