Iniciativa contempla 22 pacientes e busca oferecer alívio físico e emocional, além de reforçar o compromisso com a formação médica e o cuidado humanizado
João Pessoa (PB) – O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HULW-UFPB/Ebserh), realiza nesta terça-feira (5) um mutirão de cirurgias de mastologia.
A iniciativa prevê a realização de 22 cirurgias mamárias para tratamento de condições benignas, como exérese de nódulos, correção de ginecomastia e intervenções para descargas papilares anormais.
De acordo com a mastologista Ana Thereza Uchôa, “um nódulo benigno na mama ocorre quando há proliferação de células mamárias que formam um tumor não cancerígeno”. Apesar de não oncológicos, esses casos impactam diretamente a saúde física e emocional das pacientes.
O mutirão é organizado pelo Serviço de Mastologia do HULW-UFPB com o objetivo de reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas, muitas das quais vinham sendo adiadas devido à priorização dos casos oncológicos.
“Além de proporcionar alívio físico e emocional aos pacientes, o mutirão reforça o compromisso do hospital com o cuidado integral e com a formação de novos profissionais de saúde ao envolver residentes sob supervisão especializada”, destaca a ginecologista e coordenadora da ação, Paula Bezerra de Araújo.
As pacientes contempladas já se encontravam na fila de espera do hospital, com cirurgias previstas apenas para os próximos meses. Com a realização do mutirão, será possível antecipar esses procedimentos e garantir um acompanhamento mais rápido e resolutivo.
“O HULW-UFPB segue reafirmando seu compromisso com o acesso humanizado à saúde, equilibrando a prioridade dos casos oncológicos com a resolução das demandas benignas que também impactam profundamente a vida dos pacientes”, acrescenta a médica.
Após os procedimentos, todas as pacientes continuarão sendo acompanhadas no ambulatório de mastologia do hospital.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.