Skip to content Skip to footer

Saiba o que é e como prevenir a resistência antimicrobiana, uma ameaça à saúde mundial

Saiba o que é e como prevenir a resistência antimicrobiana, uma ameaça à saúde mundial

Alguma vez você já se automedicou? Já tomou um antibiótico sem prescrição ou interrompeu o tratamento sem orientação do médico que receitou o tratamento? Se agiu dessa forma, pode estar contribuindo para a resistência antimicrobiana, considerada uma ameaça à saúde mundial.

A resistência antimicrobiana, que pode transformar infecções comuns em ameaças à saúde, levando ao aumento da mortalidade e prolongamento das doenças, ocorre quando bactérias, fungos, vírus e parasitas desenvolvem resistência a fármacos que antes eram eficazes no tratamento por causa do uso incorreto. Um exemplo disso é quando um antibiótico indicado para tratar uma bactéria deixa de fazer efeito.

O Banco Mundial estima que a resistência antimicrobiana poderá resultar em 1 trilhão de dólares adicionais em custos de saúde até 2050. Já uma análise divulgada em 2024 pela “The Lancet”, conceituada revista científica do Reino Unido, estima mais de 39 milhões de mortes por infecções resistentes a antibióticos até 2050.

Videocast da Unimed JP

A resistência antimicrobiana é o tema do episódio desta semana do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa. A apresentadora Linda Carvalho recebeu a infectologista Marília Medeiros e a farmacêutica Fernanda de Medeiros, que esclarecem os principais pontos sobre esse problema e orientam o que fazer para combatê-lo.

O episódio está disponível no canal da Unimed João Pessoa no YouTube (youtu.be/FIIM1NWd8JQ), no Spotify e também no portal do plano de saúde (unimedjp.com.br/semcontraindicacao), que tem uma seção exclusiva onde é possível interagir com a equipe de Comunicação, responsável pela produção.

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.