Skip to content Skip to footer

Campanha mostra como os Cartórios ajudam a desafogar o Judiciário e gerar economia para o país

Campanha mostra como os Cartórios ajudam a desafogar o Judiciário e gerar economia para o país

No conjunto de ações que buscam aproximar a Justiça da vida cotidiana, a Campanha de Utilidade Pública “É rápido, é fácil, é no Cartório!” ganhou fôlego especial ao trazer exemplos concretos do que ainda emperra o funcionamento do Estado. Entre os casos ilustrativos aparece a Paraíba, onde uma obra pública paralisada expõe custos e atrasos que poderiam ser evitados com maior uso de procedimentos extrajudiciais. A campanha utiliza esse contraste para mostrar que soluções simples, realizadas nas serventias, aliviam pressões que acabam se refletindo em atrasos, judicializações e perdas financeiras.

Em linguagem acessível e visual moderno, o material apresenta os Cartórios como parceiros diretos da desjudicialização. Mostra como atos antes restritos aos tribunais encontram nas serventias extrajudiciais um caminho seguro e imediato. A campanha evidencia que inventários, divórcios, usucapiões, separações consensuais e reconhecimentos de paternidade ganham fluidez quando realizados em ambiente extrajudicial, prática que evita disputas prolongadas e reduz custos para o cidadão e para o Estado.

Economia de tempo, recursos e energia

Os dados do Conselho Nacional de Justiça revelam quase 84 milhões de processos em tramitação no país. Nesse cenário, a iniciativa demonstra que cada procedimento transferido para o Cartório representa economia de tempo, recursos e energia institucional. Ao associar eficiência, fé pública e presença capilar em todos os municípios, a campanha reforça a importância dos Cartórios como agentes que ajudam a desafogar tribunais e a tornar o serviço público mais funcional.

Idealizada pela Anoreg-PR com apoio da Anoreg-BR e de diversas entidades do setor, a campanha disponibiliza peças completas para todo o país. A proposta é conscientizar a população de que a extrajudicialização não é apenas um caminho mais rápido; é uma política pública que amplia acesso à cidadania e melhora a qualidade da Justiça. Ao mostrar que os Cartórios reduzem filas, evitam gastos e aceleram soluções, a campanha evidencia que o Brasil ganha eficiência sempre que valoriza mecanismos simples, seguros e acessíveis ao alcance de toda a sociedade.

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.