Skip to content Skip to footer

Justiça Federal cassa chapa do presidente do CRM-PB no CFM

Justiça Federal cassa chapa do presidente do CRM-PB no CFM

Decisão aponta uso da estrutura do conselho durante a campanha e considera ilegal a substituição da pena de cassação por suspensão

Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) cassou a chapa que elegeu o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Bruno Leandro de Souza, como conselheiro federal. Decisão da 21ª Vara Federal Cível entendeu que a “Chapa 01 – A Gente Sabe Quem Faz” violou resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM).

A sentença do TRF-1 entendeu que houve violação às regras do CFM que disciplinam o processo eleitoral da autarquia. Segundo a decisão, ficou comprovada a participação reiterada de Bruno Leandro — então presidente do CRM-PB e candidato — em eventos institucionais do conselho durante o período de vedação eleitoral, entre abril e agosto de 2024, com uso da estrutura administrativa da entidade.

“A utilização do mailing institucional do CRM/PB para o envio de mensagens de cunho eleitoral e promocional em favor da Chapa 01 configura grave ofensa ao princípio da moralidade administrativa e da impessoalidade”, diz a decisão.

A resolução prevê que o uso de bens, pessoas ou serviços dos conselhos em benefício eleitoral tem como penalidade o cancelamento do registro da chapa.

Mesmo assim, a Comissão Nacional Eleitoral do CFM determinou apenas suspensão de 18 dias dos atos de campanha. O juiz, no entanto, “declarou a nulidade do pleito eleitoral realizado nos dias 6 e 7 de agosto de 2024 para escolha do conselheiro federal do Conselho Federal de Medicina pelo Estado da Paraíba, com as consequências administrativas cabíveis, observadas as normas internas da autarquia”.

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.