Skip to content Skip to footer

Por que Guarabira ainda não deslanchou nos condomínios rurais?

Por que Guarabira ainda não deslanchou nos condomínios rurais?

Clima, localização, topografia e paisagens valorizadas não faltam à “Rainha do Brejo”, a 90 Km da capital paraibana, mas o potencial para condomínios rurais permanece praticamente inexplorado., diferente do que ocorre, por exemplo, em Bananeira, há apenas um empreendimento horizontal consolidado nas proximidades do Memorial Frei Damião, enquanto potenciais áreas como a Serra da Jurema ainda oferecem espaço para novos projetos.

Para o deputado federal e filho da terra, Raniery Paulino (Republicanos-PB) transformar essas possibilidades em investimentos depende de demanda, viabilidade econômica e menos burocracia.

É pouco ainda. Está muito aquém do potencial da cidade. Ali, a Serra da Jurema, inclusive, que é um ambiente muito bonito, ali dá para fazer vários condomínios ali, porém, para empreendimentos de alto padrão, estudos de viabilidade e comprovação de demanda são indispensáveis antes de qualquer investimento. A cidade já possui condomínios residenciais urbanos, inclusive verticais e destinados a diferentes padrões de renda”, reconheceu.

Ele defende um fortalecimento no sentido de a prefeitura municipal, ser um facilitador para as pessoas buscarem esses investimentos: “Existe uma reclamação, inclusive, de construtoras, da parte de engenharia, em relação ao custo que é investir em Guarabira, como também a burocracia. Isso é uma discussão que a gente deve fazer, inclusive convocar também todos os envolvidos, desde o Crea-PB, mas também o setor produtivo”.

E acrescentou que isso é um vetor de desenvolvimento importante para as pessoas poderem também empreender com novas moradias: “Estamos agora organizando toda a reestruturação do distrito industrial de Guarabira, um investimento de 8 milhões de reais para ser um facilitador, ser um vetor de desenvolvimento, isso é um ganha-ganha, então vai também potencializar a questão habitacional na cidade de Guarabira”.

Para empreendimentos de alto padrão, observa, estudos de viabilidade e comprovação de demanda são indispensáveis antes de qualquer investimento.

A preocupação, segundo ele, não deve ficar restrita aos condomínios de maior padrão, que lembrou que na gestão da ex-prefeita Fátima Paulino foram construídas ou reformadas 500 casas para famílias de baixa renda, além da regularização com escrituras já na época em nome das mulheres. “Reduzir o déficit habitacional continua sendo um compromisso que precisa caminhar junto com crescimento econômico, segurança e inclusão social”, concluiu.

Cândido Nóbrega

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Cândido Nóbrega © 2026. Todos os direitos reservados.