O Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB) terá participação ativa no XXXIV Encontro de Entidades de Economistas do Nordeste, que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, em Natal (RN). Com o tema “O Nordeste como protagonista do desenvolvimento brasileiro: desafios e oportunidades para o século XXI”, o evento reunirá representantes dos Conselhos Regionais de Economia, pesquisadores, gestores públicos e profissionais para discutir questões estratégicas para o crescimento da região.
O presidente do Corecon-PB, Werton Oliveira, será um dos debatedores da palestra “Transnordestina – Novas Oportunidades para o Nordeste”, agendada para o sábado (7), às 11h. A exposição será conduzida por José Wandemberg Rodrigues Almeida, diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos da Sudene, e contará também com a participação de Alexandre de Oliveira Lima, secretário de Planejamento do Rio Grande do Norte. A mediação será feita pelo presidente do Corecon-PE, Keynis Cândido de Souto. A discussão colocará em pauta os efeitos de um dos principais projetos de infraestrutura logística para a integração e a competitividade econômica nordestina.
Também no sábado, às 14h, o vice-presidente do Corecon-PB, Celso Mangueira, será o mediador da palestra “O Papel do Estado Brasileiro e a campanha do Orçamento Público e Transparência Popular”. O debate terá como palestrante Odilon Guedes Pinto Júnior, ex-presidente do Corecon-SP, e como debatedor Edval Landulfo de Sousa Neto, presidente do Corecon-BA.
Para Werton Oliveira, o encontro representa uma oportunidade de aproximar os Conselhos da região e ampliar a contribuição dos economistas para a agenda de desenvolvimento do Nordeste. “Temos potencial para assumir um papel cada vez mais relevante na economia brasileira, mas isso depende de planejamento, integração e investimentos capazes de enfrentar desigualdades históricas. A Transnordestina, por exemplo, é um projeto que precisa ser analisado a partir de seus impactos sobre a logística, a produção e a capacidade de atrair novos investimentos. Participar desse debate é levar a perspectiva da Paraíba para uma discussão que interessa a todo o Nordeste”, afirma.
A programação contempla ainda temas como reforma tributária e seus impactos para a região, investimentos em infraestrutura e industrialização de cidades de porte médio, economia azul, energias renováveis e turismo. Também está previsto o Fórum “Mulheres Economistas e Diversidade: Liderança, Inovação e Protagonismo no Desenvolvimento Brasileiro”. O encontro será encerrado com a leitura da Carta de Natal, documento oficial que reunirá as posições dos presidentes dos Conselhos Regionais de Economia do Nordeste.
Promovido pelo Corecon-RN, o XXXIV ENE será realizado no Hotel Senac Barreira Roxa, na Via Costeira, em Natal. A iniciativa busca fortalecer o diálogo entre as entidades e construir reflexões e propostas sobre os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento nordestino.