Skip to content Skip to footer

Academia Paraibana de Letras Jurídicas lança obra inédita e homenageia grandes juristas no seu Dia

Academia Paraibana de Letras Jurídicas lança obra inédita e homenageia grandes juristas no seu Dia

O presidente da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ), Eitel Santiago de Brito Pereira, anunciou para a próxima segunda-feira (11), Dia do Jurista, o lançamento de uma obra que celebra o diálogo entre o Direito e a Arte. O evento ocorrerá às 18h30 no auditório da Justiça Federal, em João Pessoa, e contará com a apresentação do livro pelo acadêmico Francisco da Chagas Gil Messias, além de palestra do defensor público Alberto Salles sobre a importância da fundação dos cursos jurídicos no Brasil.

A capa do livro, criada e doada pela artista plástica Bela Santiago, irmã de Eitel, traz a ilustração de um homem contemplando o cosmos, simbolizando a reflexão e a conexão entre o universo jurídico e a expressão artística. A obra, organizada além dele, por Saulo Medeiros da Costa e Silva, Adelmar Azevedo Regis e Bianor Arruda Bezerra Neto, reúne textos que exaltam a estética do Direito, incluindo artigo do próprio Eitel e contribuições de juristas consagrados.

Entre os destaques, estão homenagens póstumas a dois confrades da APLJ: o jurista e cronista Ivo Sérgio Correia Borges da Fonseca e o constitucionalista Flávio Sátiro Fernandes, que coassinou livros com Paulo Bonavides. O livro também resgata textos de patronos da Academia, como Joacil de Brito Pereira e João Lélis de Luna Freire, este último revisado por seu filho, o acadêmico Alexandre Luna Freire.

Tributo a decanos

Na ocasião, a APLJ prestará tributo a dois juristas nonagenários com trajetórias históricas na advocacia paraibana: Leidson Farias, de Campina Grande, e a professora universitária e advogada Ofélia Gondim Pessoa de Figueiredo. “Convidamos toda a comunidade cultural e jurídica da Paraíba para celebrar conosco essa noite de reconhecimento, memória e reflexão”, destacou Eitel Santiago.

A revisão final do livro foi feita por Adelmar Azevedo Regis e Francisco Derly Brasileiro.

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.